Projeto de lei de Carmo Luiz propõe a vacinação contra o vírus HPV

23/10/2020 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

Projeto de lei do vereador Carmo Luiz (PSC) propõe a vacinação na unidade escolar de alunos adolescentes da rede municipal de ensino contra o vírus HPV para imunizar meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos.

O parlamentar relata que o vírus HPV pode causar câncer do colo do útero, câncer de pênis, ânus, vagina e garganta. Além do diagnóstico precoce, a principal arma contra o HPV é a prevenção, por meio da vacinação. O uso de preservativos também é importantíssimo, já que o vírus é altamente contagioso e a principal forma de infecção é pela via sexual.

“A vacina é uma opção segura e eficaz na prevenção da infecção pelo HPV e suas complicações, pois em adolescentes vacinados antes do primeiro contato sexual, a quantidade de anticorpos é dez vezes maior que a encontrada na infecção naturalmente adquirida em um prazo de dois anos. Por isso, solicitamos que a vacina contra o HPV esteja disponível nas salas de vacinação durante todo o ano, para as pessoas do público alvo”, explica o vereador.

Compartilhe no Whatsapp