da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas
Por meio de indicação protocolada nesta tarde de terça (15) na Câmara Municipal, o vereador Rodrigo da Farmadic (DEM) recomendou à Prefeitura para que haja o aumento da frota de veículos do transporte coletivo municipal e fiscalização quanto ao cumprimento dos horários determinados na Ordem de Serviço. Segundo o vereador, é crescente o número de registros de atraso de ônibus e de superlotação nos veículos que estão operando na cidade, situação que precisa ser corrigida.
“Atualmente Campinas encontra-se estabilizada na fase amarela do Plano São Paulo de enfrentamento ao COVID 19, situação que permitiu a reabertura do comércio e outras atividades consideradas não essenciais. Com isso, notadamente o número de usuários no transporte público aumentou de forma significativa, ficando bem próximo dos números registrados antes da pandemia”, alerta o vereador.
Com isso, acrescenta Farmadic, está ocorrendo aglomeração de passageiros nas paradas e no interior dos veículos do transporte público, o que pode impulsionar a transmissão do vírus e provocar uma situação de difícil controle, fazendo com que Campinas regrida de fase no Plano São Paulo de enfrentamento.
“Além do risco à saúde, a falta de veículos, superlotação e atrasos rotineiros prejudicam em demasia o usuário que depende única e exclusivamente do transporte público para o trajeto casa trabalho e vice-versa.Desta forma, estamos indicando ao Executivo para que adote as medidas necessárias para que os veículos do transporte coletivo municipal voltem a circular normalmente pela cidade com toda a frota disponível, na mesma quantidade de veículos disponibilizada antes da pandemia, bem como para que seja intensificada a fiscalização quanto ao número de veículos disponíveis e cumprimento dos horários, com aplicação das penalidades cabíveis”, conclui Farmadic.