Luiz Rossini apela à Presidência da República para incluir os serviços de saneamento

22/5/2020 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

O vereador Luiz Rossini (PV), presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara de Campinas, apresentou uma moção apelando à Presidência da República e ao Ministério da Saúde para incluir os serviços de saneamento no conjunto de atividades consideradas essenciais ao combate ao novo coronavírus.

O governo federal retirou essas ações no decreto que definiu as atividades que devem permanecer ativas e em pleno funcionamento durante a quarentena. Luiz Rossini lembra que uma das principais orientações para evitar o contágio da Covid-19 é promover a higienização das mãos e do ambiente, utilizando água e sabão. Entretanto, o parlamentar pontua que boa parte da população brasileira não tem sequer acesso à água com qualidade e regularidade.

No documento, que tem como base a “Carta Aberta em favor do saneamento como serviço essencial também em tempos de pandemia”, assinada por diversas entidades,  instituições e Frente Parlamentares federais e estaduais, Rossini salienta que este é o momento para consolidar o conceito de que água e saneamento são direitos humanos e  considerar que o investimento em saneamento básico gera impactos positivos na saúde e bem-estar da população brasileira.

Compartilhe no Whatsapp