da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas
O vereador Marcelo Silva (PSD) entrou na manhã de hoje (18/05) com uma representação no Ministério Público pedindo que seja aumentada a frota de ônibus na cidade neste período de quarentena para o combate à Covid-19.
O vereador pede que os promotores apurem a situação do transporte público em Campinas e adotem as medidas judiciais cabíveis para que se tenha mais ônibus nas ruas, uma vez que a frota fora reduzida no início da quarentena, o que tem provocado filas, aglomerações nos pontos de ônibus e dentro dos coletivos e gerado muitas reclamações dos usuários, além de pôr em risco a vida de cada um e a Saúde pública.
O vereador justifica que o número de ônibus deve ser aumentado para que sejam respeitadas as normas sanitárias para evitar o contágio e que o distanciamento de pelo menos um metro e meio entre os usuários dos coletivos seja mantido. O vereador pede a garantia que os usuários não fiquem em pé nos ônibus e possam usar um banco por pessoa, evitando-se o contato e possível disseminação do coronavírus.
“Sabemos que a superlotação dos ônibus sempre foi uma reclamação dos usuários e uma rotina em nossa cidade que precisa ser revista, mas agora se trata de uma medida de saúde pública. Não podemos continuar dessa forma, a colocar em risco a vida das pessoas”, afirma.
O parlamentar também questiona quais foram os estudos técnicos científicos e sanitários que embasaram a diminuição da frota na cidade, uma vez que a restrição tirou ônibus de circulação e superlotou os poucos que sobraram.
“É preciso que mais ônibus sejam colocados nas linhas para evitar que as pessoas fiquem espremidas umas nas outras, como temos visto em várias reportagens da imprensa em Campinas. Não faltam relatos de reclamações sobre a superlotação dos coletivos em várias linhas e horários.”, afirma o vereador.