Público mascarado: profissionais do Ouro Verde apreciam musical

18/5/2020 - Campinas - SP



O Hospital Ouro Verde, da Rede Municipal Mário Gatti de Urgência e Emergência de Campinas, realizou nesta segunda-feira, dia 18 de maio, uma programação voltada à motivação dos funcionários da unidade. Seguindo todas as recomendações de distanciamento social e com o público utilizando máscaras, a Banda Humaniza CHOV promoveu seu primeiro musical, com pequenas apresentações ao longo do dia.

 

Com horários na manhã, tarde e noite, a fim de permitir que funcionários de todos os turnos pudessem apreciar a música, a banda se posicionou na entrada da área de internação do Hospital. No repertório, canções como “Sim, Juntos”, composta pelo enfermeiro Serge Tshiswaka, do próprio hospital, uma homenagem aos profissionais de saúde, “Aleluia” de Gabriel Rocha e “Dias Melhores” do Jota Quest.

 

Segundo a diretora do Hospital Ouro Verde, Cynthia Herrera, a unidade iniciou há cerca de dois meses ações de promoção da humanização no ambiente hospitalar no contexto da pandemia do novo coronavírus. Um levantamento entre os colaboradores mostrou que vários tinham algum talento ou interesse musical. Por sua própria iniciativa, começaram a ensaiar e adicionalmente a se apresentarem em algumas homenagens como a que ocorreu por ocasião da festiva alta da técnica de enfermagem, Nicoli Iara Mota no último dia 6 de maio. Foi quando surgiu a ideia de montar a banda.

 

A diretora ressalta que ações como essa são muito importantes para promover o senso de coletividade afetiva no time. “Em momentos de elevada tensão como agora, onde incertezas, medo da finitude, episódios de ansiedade e pânico com frequência aparecem, é fundamental que os trabalhadores tenham oportunidades sistemáticas de descompressão no próprio ambiente de trabalho. Nestas oportunidades eles são estimulados a se reconectarem com sentimentos positivos como esperança, alegria, companheirismo e fé. E isso causa um efeito emocional curativo.”

 

 

Banda que humaniza

 

A banda é formada por profissionais de diversas áreas do hospital, as vozes de Naidjane Silva, Fábio Porchatti, Débora Duarte e Cristiane Ferraz, da equipe de Assistência Social e de Ester Rejane Rocha do Administrativo, foram embaladas pelo som do violão tocado por Luís Felipe Almeida, fisioterapeuta e por Matheus Monteira Silva, enfermeiro. O teclado foi comandado pela psicóloga Ruama Silva e a percussão pelo enfermeiro, Serge Kalongo.

 

O evento foi promovido pela Comissão de Humanização do Hospital Ouro Verde, com apoio da Rede Mário Gatti e do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam). Além de membros da banda, a comissão é formada por Roselene Maria Martins, da Administração, Alexandra Cristina Carlini, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Caroline Mazon, Psicologia, Luísa de Marcos, Educação Continuada, Natália Cristo na Fagotti, Fonoaudiologia.

 

Para a gerente administrativa, Roselene Martins que compõe o grupo de Humanização, é no momento de crise que o pior de do ser humano tende a aparecer, mas no Ouro Verde, tem-se o privilégio de ver o melhor de cada um sendo demonstrado, em amor, dedicação, honra e cuidado com o bem mais precioso, o ser humano. “É aqui que os funcionários escolhem todos os dias, entregar o melhor de cada um. Oferecem o melhor sorriso, hoje sob a máscara, mas ainda o mais lindo porque se vê nos olhos. Conseguem trazer alegria em meio a tristeza”, afirmou.

 

Outras apresentações nos mesmos moldes estão programadas para ocorrerem nas demais unidades da Rede Mario Gatti em breve.

Compartilhe no Whatsapp