da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas
O vereador Nelson Hossri (PSD) pediu que a Prefeitura de Campinas inclua os grupos de autoajuda, como os NAs (Narcóticos Anônimos), na lista de serviços essenciais durante a quarentena. A solicitação foi feita por meio de indicação e enviada à administração municipal.
Para Nelson, a dependência química é um problema de saúde pública e as reuniões dos grupos evitam que as pessoas que sofrem com o uso de drogas tenham recaídas. Atualmente, somente do NA, Campinas possui 25 grupos, que estão com as atividades suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus.
No pedido, o vereador destaca que, caso os encontros sejam retomados, os grupos serão obrigados a respeitar as medidas sanitárias e as recomendações das autoridades públicas de saúde, como uso de máscaras, álcool em gel, redução no número de participantes e distanciamento.
“As comunidades terapêuticas suspenderam o atendimento para evitar a proliferação do coronavírus dentro das unidades. Os grupos seriam uma alternativa para atendimento das pessoas que sofrem com o problema das drogas, sejam o dependente ou familiares”, defendeu o vereador, que atua na área de dependência química há 15 anos. Além de oferecer opções de tratamento, Nelson Hossri também realiza palestras de prevenção às drogas em escolas, igrejas, empresas etc.