Projeto de Cidão prevê visita digital a pessoas internadas em hospitais com Covid-19

7/5/2020 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

Além da perigosa infecção em si, os pacientes que estão em isolamento em unidades hospitalares públicas ou privadas de Campinas, por terem contraído o Coronavírus (Covid-19) também sofrem com a solidão. Afinal, por questões de segurança são privados de receber visitas, permanecendo dias e até semanas sem contato com seus familiares. Pensando em amenizar esta situação, o vereador Cidão Santos (PSL) protocolou um projeto de lei que obriga os hospitais a implantarem a visita digital ao paciente internado em virtude da pandemia.

“A ideia é possibilitar o contato por acesso remoto, com uso de smartphone ou tablet, utilizando-se de aplicativos que transmitam vídeo e áudio em tempo real.  A unidade hospitalar ficará responsável por definir o dia da semana e o  horário que o paciente poderá ter acesso a  tecnologia para que possa conversar com seus familiares,  bem como se o aparelho utilizado  será de propriedade do paciente ou cedido pelo próprio hospital”, explica Cidão.

O parlamentar ressalta que a interação entre pacientes e familiares, mesmo que digital e à distancia, traz enormes benefícios. “Além de trazer mais conforto emocional e diminuir a ansiedade de ambos os lados, a visita faz com que a recuperação seja mais rápida e eficaz, afastando a solidão psicológica.  O uso desta tecnologia ameniza o sofrimento do paciente e da família, colaborando de alguma maneira no tratamento e recuperação”, conclui.

Para se tornar lei, o PL precisa ser aprovado em plenário em duas votações (legalidade e mérito) e depois sancionado pelo prefeito Jonas Donizete.

Compartilhe no Whatsapp