Projeto que garante proteção no transporte público para conter o coronavírus

5/5/2020 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

O vereador Pedro Tourinho (PT) protocolou um projeto de lei que garante a segurança para os trabalhadores e usuários do transporte público em Campinas.  A proposta determina, dentre outras coisas, que sejam respeitadas as orientações de distanciamento mínimo entre os passageiros, proibindo o transporte de passageiros de pé, aglomerados, assim como obriga o uso de máscara tanto pelos usuários quanto pelos motoristas.

Segundo Tourinho, devido ao aumento dos casos de Covid-19 em todas as regiões do município, as iniciativas do poder público para a prevenção também devem ser intensificadas. "O momento é de proteger ainda mais a segurança da população. O transporte público é um lugar de alta circulação de pessoas e consequentemente tem um grande potencial para circulação do vírus, por isso precisamos garantir políticas públicas consistentes para essa situação".

De acordo com o projeto, fica determinado o aumento do número de ônibus em circulação, em todas as linhas, nos horários de maior fluxo de passageiros, que são os das 5h30 às 8h30 e das 17h às 19h. Também ficam motoristas e passageiros dos ônibus obrigados a usarem máscaras de
proteção facial. 

A proposta ainda proíbe o transporte de passageiros em pé nos ônibus, e os ônibus só poderão transportar o número de passageiros compatíveis com os assentos existentes nos veículos. Já as empresas de ônibus são obrigadas a manter disponível nos interior dos veículos produtos para higiene das mãos para o uso dos passageiros e motoristas.

Compartilhe no Whatsapp