Parceria com prefeitura, TV Câmara se prepara para transmitir aulas

5/5/2020 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

Em uma parceria com a Prefeitura, a TV Câmara Campinas deverá transmitir a partir deste mês de maio videoaulas voltadas para os alunos da Rede Pública de Campinas, que estão com as aulas regulares suspensas em virtude da pandemia de Coronavírus. O canal Legislativo atinge toda a cidade de Campinas (400 mil residências) em sinal aberto, além de pelo canal 4 da NET e 9 da Vivo Fibra, e irá ampliar o acesso dos 70 mil alunos da rede municipal de ensino a conteúdos necessários - desde abril, os alunos já estão recebendo conteúdo em plataformas online como forma de minimizar os efeitos do isolamento social motivado pelo coronavírus, contudo as transmissões pela TV terão conteúdo específico e independem de conexão via Internet, sendo portanto mais acessível em diversas regiões da cidade.

As conversas para a efetivação da parceria se iniciaram em abril e, nesse período, as videoaulas estavam sendo produzidas pela Secretaria de Cultura, no formato HD. Todo o conteúdo é exclusivo da Secretaria de Educação e o destinado ao Ensino Fundamental se utiliza, inclusive, de personagens e animações para facilitar a compreensão e serem mais atrativas às crianças. Na coletiva realizada  na manhã desta quinta (30), o prefeito Jonas Donizette informou que o material inicial que será levado ao ar será encaminhado para a TV a partir de segunda-feira (4).

“A TV Câmara é um canal legislativo e público e, como tal, sempre tem se pautado não apenas por dar transparência dos atos do Legislativo como também por levar serviços e informações relevantes à comunidade. Possibilitar que os estudantes assistam aulas em casa neste momento é, com certeza, um serviço fundamental e por isso assim que a ideia surgiu já a encampamos de imediato, inclusive oferecendo, se necessário, os nossos estúdios para produção”, conta o vereador Marcos Bernardelli (PSDB), presidente da Câmara.

A inserção das aulas será realizada o mais rápido possível, assim que forem recebidas. “Ainda estamos vendo com a Secretaria o fluxo destas aulas para definirmos os horários de exibição. Sabemos que a princípio a ideia é que elas tenham 15 minutos de duração para os alunos do Ensino Fundamental e quadros de cinco minutos para a Educação Infantil e a secretaria nos pediu exibições de manhã e de tarde, o que com certeza faremos. Porém ainda não sabemos, por exemplo, se haverá aulas inéditas todos os dias ou se é necessário repetir algumas. Contudo isso deverá ser definido rapidamente e acreditamos que, chegando o material, já na próxima semana ele irá ao ar”, diz o jornalista Dario DJota Carvalho, responsável pelo conteúdo da TV Câmara.

Em sintonia  

A parceria entre a TV Câmara Campinas e a Secretaria de Educação é aprovada pelos parlamentares de Campinas. O vereador Paulo Galtério (PL), por exemplo, havia inclusive protocolado ontem (29) um ofício à presidência solicitando a transmissão de aulas por meio do canal  durante o período de enfrentamento e combate a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

“Tal medida se justifica em virtude da necessidade de distanciamento social e possibilitará que alunos e professores prossigam com as atividades pedagógicas, facilitando o desafio de dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem”, defende.

MEC

Com o apoio do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, os Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Educação (MEC), além dos Conselhos de Secretários Estaduais (Consed) e Municipais de Educação (Undime), vão disponibilizar também a partir de maio conteúdos didáticos aos estudantes de todo o Brasil. Esse conteúdo - dividido em ciclos de ensino de 45 minutos cada (Alfabetização, Fundamental 1 e Fundamental 2; e Ensino Médio – também deverá ser disponibilizado para a TV Câmara por meio da Rde Legislativa de Rádio e TV.

Ainda não há uma data definida para esta disponibilização, mas a perspectiva é que ela também ocorra em maio. Nossa ideia é também levar parte deste conteúdo ao ar, em especial aquela que não é coberta pela rede municipal, para que os alunos dos demais ciclos das escolas estaduais e particulares de Campinas também tenham uma opção a mais de reforço de ensino pela TV ”, diz Carvalho.

O conteúdo destas aulas é de inteira responsabilidade do MEC e está sendo produzido pelo Canal Futura e a Fundação Lemann, sob supervisão do MEC.

Compartilhe no Whatsapp