da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas
Projeto de lei de autoria do vereador Jorge da Farmácia (PSDB) cria estímulo para o desenvolvimento da Língua Brasileira de Sinais – Libras. O projeto prevê que nos concursos públicos, que envolve a administração pública municipal, direta ou indireta, em que houver prova de títulos, sejam conferidos pontos aos candidatos que possuírem conhecimento comprovado na Libras.
O objetivo é estimular o desenvolvimento e a abrangência de profissionais capacitados com conhecimento na Língua Brasileira de Sinais para os setores onde serão futuramente designados. Consequentemente a medida auxiliará posteriormente no atendimento e assistência aos surdos e mudos que precisarem de atendimento em qualquer órgão ou setores pertencentes à Prefeitura de Campinas.
“Infelizmente nosso município possui um grande deficit de profissionais capacitados com conhecimento em Libras nos setores de saúde, educação e atendimento aos serviços públicos essenciais”, diz Jorge da Farmácia.
A finalidade envolvida neste projeto é propositalmente criar maneiras de atrair profissionais capacitados e que facilitem a inclusão dos surdos e mudos, ou que possuem dificuldade de ouvir ou falar, em todos os locais prestadores de serviços sem que necessitem de um terceiro para auxiliá-los e torná-los mais independentes.