da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas
O projeto de lei que permite a presença de cães em comunidades terapêuticas foi reapresentado pelo vereador Nelson Hossri (Podemos). A proposta autoriza a entrada dos animais durante o período de visitas aos dependentes químicos internados nas entidades, que devem ser financiadas ou cofinanciadas pela Prefeitura de Campinas.
A proposta não obteve exito em 2019, mas de acordo com o Regimento Interno da Casa, um parlamentar pode reintroduzir a discussão de uma matéria rejeitada em um ano diferente da que ocorreu a rejeição (ou até no mesmo ano caso o faça com a própria assinatura acompanhada elas de outros 16 vereadores).
Especialista em Dependência Química pela Unifesp, Nelson chegou a constatar quando ainda era coordenador de Prevenção às Drogas que pelo menos 30% das pessoas em situação de rua adotam o cachorro como família. Por esse motivo, a ausência do animal se torna um empecilho para o dependente químico aceitar o tratamento.
“Em muitos casos, as pessoas em situação de rua não possuem mais vínculos familiares ou círculos de afinidade e os cães acabam assumindo esse papel. Permitir que os animais visitem seus donos durante o período de visita é mais um incentivo para que o tratamento seja bem-sucedido”, defendeu.