Projeto de Nelson Hossri obriga presença de vigilante em agências bancárias

11/2/2020 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

O vereador Nelson Hossri (PODE) protocolou um projeto de lei para obrigar a presença de vigilantes armados durante o funcionamento de agências bancárias. Pela proposta, a regra valeria, inclusive, fora do expediente dos funcionários, ou seja, quando apenas os caixas eletrônicos estão disponíveis.

O projeto visa adequar a legislação municipal com a Lei Federal 7.102/83, que determina a presença de vigilante em cabine blindada “durante o expediente para o público e enquanto houver movimentação de numerário no interior do estabelecimento”. Além de armado, os profissionais devem estar devidamente uniformizados.

Atualmente, os caixas eletrônicos funcionam, em geral, até as 22 horas. Entretanto, os vigilantes ficam à disposição da gerência do banco até, no máximo, as 18 horas. “Depois disso, os usuários e os clientes, bem como a própria agência bancária, ficam em situação de vulnerabilidade”, argumentou Nelson Hossri.

Para o parlamentar, a proposta ainda proporcionaria a geração de empregos na cidade. “Poderia ser uma oportunidade para dar emprego para pessoas que estão desempregadas, além de cumprir a lei federal que regulamenta o assunto”, finaliza.

Compartilhe no Whatsapp