Professor da Unicamp leva alunos para Olimpíadas Internacionais de Geografia na China

11/8/2016 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa 

O Brasil participa pela primeira vez da Olimpíada Internacional de Geografia (iGeo) que, em sua décima terceira edição, será realizada no mês de agosto em Pequim, China. A equipe que irá representar o país é formada por três alunos da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Salaberga Torquato Gomes de Matos, do município de Maranguape, região metropolitana de Fortaleza, Ceará. Os estudantes serão acompanhados pelo professor da Unicamp Roberto Greco, do Instituto de Geociências (IG), responsável pela coordenação da olimpíada brasileira, que garantiu as credenciais dos estudantes para o evento internacional.

Greco, que é professor do Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino, é italiano e, morando no Brasil, percebeu que não havia nenhum evento específico para as áreas de Geografia e Ciências da Terra no país, com exceção do desafio “Viagem do Conhecimento”, que era organizado pela revista National Geographic.

Há dois anos ele começou a organizar a Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), que teve mais de 35 mil alunos entre 16 e 19 anos inscritos na última edição. A olimpíada brasileira é a fase nacional do projeto “Olimpíada Geo-Brasil – OGB” junto ao CNPq. O projeto ainda inclui a participação de alunos na International Earth Science Olympiad – IESO, selecionados por meio da Olimpiada Brasileira de Agropecuária (OBAP). “O que queremos estimular é o estudo da geografia em sua vertente humana e física. Nossa expectativa é no ano que vem conseguir levar alunos também para as olimpíadas internacionais de ciências da terra”, afirmou o professor.

Dentre os participantes que receberam melhor pontuação na OBG foram selecionados três alunos que tinham fluência em inglês e que faziam parte da mesma escola. Ana Byatriz Oliveira dos Santos, José Carlos Castro da Silva e Gabriella Vidal de Assis Abreu, têm entre 16 e 17 anos e farão três provas em Pequim, competindo com estudantes de outros 40 países.  A equipe viaja no próximo domingo, 14, retornando no dia 23 de agosto.

Compartilhe no Whatsapp