da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas
A primeira transmissão realizada em sinal aberto pela TV Câmara Campinas, à época em 61.3, completa cinco anos neste de 19 de dezembro. A transmissão, um teste-piloto, levou ao ar um culto ecumênico realizado no Plenário por ocasião das festas de ano novo, realizado a pedido do então presidente da Câmara, vereador Campos Filho. Na sequência, o canal voltou a transmitir apenas por cabo, pelo canal 4 da NET.
Foi só no ano seguinte, em 2 de fevereiro de 2015, já na gestão do então vereador Rafa Zimbaldi como presidente, que a TV Câmara passou a transmitir definitivamente em sinal aberto, 24 horas por dia, sete dias por semana. Para isso, houve uma reformulação e aumento da programação até então produzida.
Pelo sinal aberto, que mudou para a faixa 39.3 em abril de 2018, a TV atinge um público potencial de 400 mil residências – praticamente toda Campinas – além de chegar a todas as cidades da Região metropolitana de Campinas e até além dela. O canal também continua a ser transmitido pelo canal 4 da NET e, há três anos, também pelo canal 9 da Vivo Fibra.
“A TV Câmara é uma ferramenta importante para a transparência dos atos do Legislativo e dos vereadores, e, como TV Pública, também para levar até a cidade assuntos de interesse público em áreas como Saúde, Cultura, Esportes, sempre com foco em Campinas e na RMC. Aliás, ficamos muito felizes não só pelo alcance em TV aberta que completa cinco anos hoje e possibilita que muito mais gente assista ao canal, mas também pelo crescimento reconhecido em qualidade neste período, que inclusive fez com que o canal conquistasse nesse ano o prêmio Feac de melhor matéria televisiva”, diz o presidente da Câmara, vereador Marcos Bernardelli (PSDB).
Confira abaixo o documentário da TV Câmara produzido em 2018, que mostra a história do canal desde a fundação, antes mesmo de entrar na TV aberta: