Jorge da Farmácia quer reconhecer a visão monocular como deficiência visual

21/11/2019 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

O vereador Jorge da Farmácia (PSDB), presidente da Comissão das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, protocolou projeto de lei que reconhece a visão monocular como deficiência visual para fins de concessão de benefícios garantidos pelas demais leis municipais vigentes.

Segundo os médicos, as pessoas com visão monocular têm redução de aproximadamente 25% do campo de visão, o que ocasiona inúmeras dificuldades cotidianas. A consequência desta situação ocasiona na diminuição de sua orientação espacial, na qual resulta das sugestões cinestésicas que se extraem da convergência do funcionamento dos dois olhos.

“A pessoa com visão monocular sofre cotidianamente com colisões em objetos e/ou pessoas, dificuldade para subir e descer escadas, no cruzamento de ruas, prática de esportes, além de outras atividades corriqueiras de seu dia a dia que requerem um bom funcionamento da visão periférica”, justifica Jorge da Farmácia.

O parlamentar ainda considera que o propósito do projeto é corrigir esta situação de injustiça no âmbito municipal, na esteira de que já ha “entendimento majoritário do Poder Judiciário e positivado no Estado de São Paulo por uma lei estadual”.

 

Compartilhe no Whatsapp