Outubro Brilhante encerra as atividades com mais de 900 atendimentos optométricos

31/10/2019 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

No último domingo, (27/10), foi dado encerramento ao Outubro Brilhante, mês destinado à campanha de popularização da optometria. Desta vez, dois locais receberam as equipes de profissionais para a realização da ação social.

No Centro de Integração da Cidadania (CIC), localizado no Jardim Vida Nova, foram realizados 322 atendimentos, sendo 261 prescrições de óculos, 16 encaminhamentos de patologia e 45 pessoas não necessitaram de correção visual.

Já na Escola Estadual Professor Carlos Alberto Galhiego, no Jardim Santa Clara foram 335 atendimentos, sendo 227 prescrições de óculos, 73 encaminhamentos de patologia e 35 pessoas não precisaram de correção visual. 

Vale lembrar que a ação desenvolvida no dia 13 de outubro totalizou 251 atendimentos, finalizando a Campanha com 908 pessoas atendidas gratuitamente.

Em sua segunda edição, o Outubro Brilhante mostrou os benefícios da campanha, como relata a dona de casa Alexandra Leite de Oliveira. “Em 2017 trouxe minha filha para ser atendida. O optometrista prescreveu o óculos. Foi maravilhoso, depois disso ela até melhorou o desempenho na escola.”

Profissionais de diversos estados estiveram presentes nesta campanha: “Estou aqui representando os estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Estamos aqui hoje ajudando neste projeto, que pretendo levar para Minas. Sabemos que a fila do SUS para o atendimento primário da saúde da visão é gigante, por isso viemos de longe cumprir nosso dever com a população”, disse Túlio Lakitini, presidente da Câmara Regional de Óptica e Optometria de Minas Gerais.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, Campinas possui mais de 30 mil pessoas na fila de espera do SUS para uma consulta oftalmológica. Por este motivo, o vereador Fernando Mendes (REPUB) luta pelo reconhecimento da optometria como o principal combatente da cegueira evitável.

“Quero agradecer a todos os profissionais envolvidos nesta causa que, de forma voluntária, vieram em pleno domingo realizar o atendimento primário da visão da população. Campinas está dando condições às pessoas que hoje encontram-se na fila de espera do SUS por um atendimento para a correção visual. Isto é um alerta para a Secretaria de Saúde, ao governo municipal, para todos os vereadores deste município. A popularização da optometria chega onde o poder público não consegue chegar”, acrescenta o vereador. 

A lei número 15.528/2017, de autoria de Fernando Mendes, integra o calendário do município de Campinas com o “Mês Outubro Brilhante”, que teve sua primeira edição no ano de 2017.

 

Compartilhe no Whatsapp