Mariana Conti apresenta nota técnica da Unicamp que aponta que os cálculos utilizados

19/9/2019 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

Na 54ª reunião ordinária da Câmara de Campinas, realizada na última quarta-feira (18/09), a vereadora Mariana Conti (PSOL) apresentou na tribuna a Nota Técnica número 8 do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (Cecon), ligado ao Instituto de Economia da Unicamp sobre a Reforma da Previdência que tramita no Senado Federal.

A nota técnica elaborada por pesquisadores da Unicamp e de outras instituições utilizou métodos de engenharia reversa para analisar os cálculos oficiais do Ministério da Economia sobre a Reforma da Previdência. Dados estes que haviam sido colocados sob sigilo pelo Ministério e foram obtidos pela Lei de Acesso à Informação.

“O resultado desse estudo apresentado na nota técnica é impactante, pois demonstra que os cálculos oficiais do governo Jair Bolsonaro foram falsificados, isso é muito grave. Um exemplo da falsificação é o suposto deficit utilizado para justificar o fim da aposentadoria por tempo de contribuição. Na verdade os números apresentados se referem a critérios de aposentadoria por idade mínima. Os pesquisadores mostram que a aposentadoria por tempo de contribuição é superavitária, e pode ser extinta caso aprovado o projeto de reforma de Bolsonaro e Paulo Guedes! Ao mesmo tempo o governo dificulta o acesso e reduz valores de aposentadorias e benefícios como forma de compensação financeira. É perverso”, relatou a vereadora.

A nota é assinada pelos professores Pedro Paulo Zahluth Bastos, Ricardo Knudsen, André Luiz Passos Santos e Henrique Sá Earp. “Auditamos e encontramos indícios de falsificação ou, no mínimo, incompetência inexplicável. Os cálculos manipulam os dados sem respeitar a legislação e inflam o custo fiscal das aposentadorias atuais para justificar a reforma e exagerar a economia fiscal e o impacto positivo (inexistente) sobre a redução da desigualdade da Nova Presidente”, informa a nota técnica.

A vereadora protocolou um ofício à Presidência da Câmara no qual solicita o encaminhamento de cópia do estudo para todos os vereadores da Casa. O presidente Marcos Bernardelli (PSDB) afirmou que vai providenciar o pedido da parlamentar.

Compartilhe no Whatsapp