Nelson Hossri realiza o 2° Seminário Setembro Azul em comemoração à comunidade surda

12/9/2019 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

Pelo segundo ano consecutivo, o vereador Nelson Hossri (Podemos) realizar o Seminário Setembro Azul da Câmara de Campinas. O evento, que marca o mês de conscientização e comemoração da comunidade surda, ocorre nesta quinta-feira (12/09), a partir da 18 horas.

Com palestrantes surdos, o seminário vai abordar temas como a importância do esporte, a contribuição da internet para os surdos e os desafios enfrentados nas escolas regulares. O encontro ainda vai contar com a presença dos Youtubers, Flavia e Bruno, do canal “É Libras”, que tem mais de 15 mil inscritos e somam mais de 500 mil visualizações desde que foi criado.

Para permitir a acessibilidade do público surdo e ouvinte, as palestras contarão com intérpretes de Libras. “Precisamos incentivar a conscientização da comunidade surda com a sociedade em geral. Com certeza será uma oportunidade para aprendermos mais com esse público, que nem sempre tem a atenção que merece”, afirmao Nelson Hossri.

Além do parlamentar, o evento é organizado por Letícia Navero, intérprete de Libras e responsável pela Rede de Acessibilidade Informe & Inclue. O seminário tem apoio também da Feneis-SP (Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos de São Paulo), Viva Acessibilidade, Espaço Cultura Surda, Apascamp (Associação de Pais e Amigos Surdos de Campinas), Cais (Centro de Apoio e Integração do Surdocego e Múltiplo-deficiente) e entidade Mãos Apaixonadas.

Programação

Palestra: O quanto a internet e a tecnologia contribuem para os surdos?
Palestrantes: Flavia e Bruno – youtubers. Os vídeos do canal são todos gravados em libras e legendados e discutem diferentes temas que envolvem a comunidade surda, a Libras e as situações vivenciadas pelos surdos.

Palestra: O que a escola não ensina para alunos surdos
Palestrante: Erika Belotto – empreendedora e educadora Financeira Inclusiva; surda desde nascença; Administradora de empresas; Pós graduanda com MBA em gestão Estratégica de pessoas, liderança e coaching. Tem experiências profissionais na área de Fotografia, empreendedorismo, instrutora e tradutora de Libras, palestrante, Youtuber e como educadora financeira inclusiva.

Palestra: A importância do esporte na comunidade surda
Palestrante: Fábio Alessandro Martins – surdo, graduando em Letras – Libras e surdo-atleta de futebol e handebol

Compartilhe no Whatsapp