da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas
Para ajudar a prevenir as enchentes em Campinas, o vereador Marcelo Silva (PSD) protocolou um projeto de lei que prevê a implantação do Programa “Bueiro Inteligente”. Segundo a proposta, um ecofiltro com capacidade de 300 litros, confeccionado com material termoplástico, seria instalado no interior dos bueiros. Essa estrutura agiria como uma peneira, retendo os materiais sólidos e permitindo que apenas a água seja escoada.
O ecofiltro tem sensores que permitem que um software faça a leitura da estrutura para identificar e gerenciar a situação dos bueiros e bocas de lobo. De acordo com o projeto, a definição da implantação do programa ficará sob a responsabilidade da Administração Municipal, que deverá fazer um processo de licitação que entender adequado, e, ainda, firmar convênios com entidades e órgãos ambientais federais e estaduais, para captar recursos para a implantação dos bueiros inteligentes.
A ideia do projeto surgiu em virtude das constantes enchentes na cidade e consequente entupimento de bueiros e bocas de lobo, que acaba prejudicando a população. A proposta tem o objetivo de eliminar ou ao menos reduzir o problema causado pela obstrução das bocas de lobo por resíduos sólidos.
Vale salientar que a Prefeitura de Campinas é a responsável por dar uma destinação adequada para os diversos tipos de lixo, segundo a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com esse sistema, além de desobstruir “bocas de lobos” com uma maior rapidez, a população terá maior tranquilidade mesmo com fortes chuvas.