Pedro Tourinho realiza debate para discutir as doenças negligenciadas

9/4/2019 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

O vereador Pedro Tourinho (PT) realiza debate nesta terça-feira (09/04), às 19h, na Câmara de Campinas sobre as doenças neglicenciadas. O evento faz alusão à Lei Municipal que em 22 de março de 2017 instituiu a Semana Municipal sobre as Doenças Negligenciadas.

A pauta principal do evento tem relação com dia 14 de abril, data em que se comemora o “Dia das Pessoas Afetadas pela doença de Chagas”, uma das enfermidades que está na relação das doenças negligenciadas, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Segundo o vereador, a importância de se fazer esse debate se dá pela complexidade dos desafios para o enfrentamento efetivo destas doenças que afetam cerca de um bilhão de pessoas no mundo.

Há uma forte relação da incidência dessas doenças com as condições sociais da população. A ocorrência desses casos tem forte expressão em países em desenvolvimento. Algumas das doenças mais frequentes são a Chagas, a Leishmaniose, a Hanseníase, a Dengue, a Esquistossomose e a picada de cobra.

Discutir esse tema é fundamental para dar visibilidade e mobilizar pessoas afetadas por estas doenças, serviços e gestores das políticas públicas, especialmente da saúde. Para o vereador, é de grande importância a mobilização da sociedade civil organizada exigindo medidas concretas, pois o Brasil se comprometeu em 2015, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em controlar e eliminar estas doenças até 2030.

Compartilhe no Whatsapp