da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Um projeto de lei protocolado pelo vereador Nelson Hossri (Podemos) obriga as escolas da rede municipal a manterem um agente da Guarda Municipal ou de segurança privada armado durante o horário de aulas. Além do profissional de segurança, o projeto estabelece a instalação de portas detectoras de metal na entrada das unidades de ensino.
Pelo projeto, os agentes de segurança pública e privada deverão ter formação e treinamento adequados para o desempenho das funções, com atualização periódica, além de ter capacitação psicológica para atuar em escolas. Para Hossri, a presença dos seguranças e das portas detectoras de metais poderia ter evitado o massacre na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano/SP, na semana passada.
“A falta de controle na entrada e saída da escola resultou na morte de pelo menos 10 pessoas. O objetivo do projeto é proporcionar mais segurança aos alunos, professores e todos os demais servidores das instituições de ensino”, defende. Nos últimos anos, o Brasil registrou diversos ataques em escolas, como em Realengo (RJ), Goiânia (GO), Janaúba (MG), São Caetano do Sul (SP) e Taiúva (SP), além de Suzano (SP).