Câmara debate sobre projeto de Vinicius Gratti que cria a mostra audiovisual Amilar Alves

20/3/2019 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A Câmara de Campinas realiza hoje (19) audiência pública, às 15h, para debater o projeto de lei do vereador Vinicius Gratti (PSB), que institui no Calendário Oficial do Município a Mostra Amilar Alves de audiovisual, a ser celebrada na última semana de maio. De acordo com a propositura, a mostra será organizada anualmente pela Câmara Temática do Audiovisual de Campinas (CTAv Campinas), associação independente de produtores da região.

O parlamentar lembra que, desde a criação do Fórum Permanente de Cultura de Campinas em 2005, foi feita uma articulação que representa os produtores audiovisuais campineiros. Esta associação criou, em 2017, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, uma mostra que visou, entre debates e exibições cinematográficas, a circulação do patrimônio audiovisual da cidade, em especial os dos mais antigos mestres da sétima arte campineira.

“Em dezembro de 1923, em um dos mais famosos teatros de Campinas, o Teatro Rink, foi exibido o que viria a ser o primeiro longa-metragem ficcional campineiro, marco dos ciclos regionais da história do Cinema Nacional: João da Matta, baseado em peça homônima de Amilar Alves, fundador do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA). Assim, sua importância é de vital inspiração para os produtores contemporâneos, assim como a de seu filho, Alfredo Roberto Alves, expoente do segundo ciclo campineiro de cinema da década de 50”, descreve Vinicius na justificativa do projeto.

O vereador ainda relata que o Brasil é o nono mercado no mundo e o maior da América Latina em entretenimento e mídia com crescimento de 7,5% ano em cinema, e de 5,3% ao ano em TV. Nos últimos anos, segundo dados do BNDES, o país cresceu mais de 664% em licenciamento de direitos de produtos audiovisuais e 335% em produção de conteúdo entre os anos de 2004 e 2015 e, a previsão de crescimento até 2021 é de 4,6%, superando os 4,2% da previsão de crescimento mundial em mercados criativos.

“Diante do cenário promissor da indústria audiovisual é reconhecido que há muito trabalho a ser feito para atingir a excelência exigida pelo mercado no contexto macro do empreendimento”, finaliza.

Compartilhe no Whatsapp