da assessoria de imprensa
Quando decidiu deixar uma promissora carreira no Google para se dedicar ao que realmente gostava, a arte da panificação, Beth Viveiros não imaginava que seu negócio familiar, Beth Backery, cresceria tão rapidamente e alcançaria, em pouco tempo, tamanho sucesso na maior rede social do mundo, o Facebook, com mais de 1,59 bilhão de usuários.
No formato de loja virtual integrada à rede social, a Beth Backery é uma empresa pequena, cujos produtos (pães, biscoitos, bolos e outros) são preparados pela própria Beth e seus familiares. Tudo começou com propaganda boca a boca e, para fazer crescer o negócio, foi adicionada uma generosa pitada de estratégias do Facebook para Empresas. A partir delas, foi possível aumentar o reconhecimento da marca e gerar vendas on-line de maneira ágil.
Mas não apenas isso. O uso da plataforma auxiliou a confeiteira em seu planejamento de crescimento controlado, de modo que o negócio garantisse um retorno positivo com eficiência no andamento das encomendas, cobranças e pagamentos e, ainda assim, sobrasse tempo para que ela própria pudesse continuar a preparar os produtos, cuidar da vida pessoal e investir em especialização.
A receita deu certo e o retorno do investimento inicial veio logo no primeiro mês de atividade. Em quatro meses, o número de pedidos triplicou e a base de clientes aumentou sete vezes, também no período de quatro meses. Do total de clientes, 40% vieram do Facebook. Hoje, três anos depois, a Beth Backery recebe uma média de 60 pedidos por semana.
Não é tão difícil entender o porquê de tamanho sucesso na rede. A presença do Facebook no Brasil é bastante representativa. Em média, 62 milhões de pessoas acessam a plataforma por dia. Por mês, são 92 milhões o que equivale a 45% da população brasileira.
Atualmente, 2,1 milhões de pequenas e médias empresas já descobriram a rede como forma de impulsionar seu negócio e anunciam na plataforma seus produtos e serviços. Ou seja, se o seu negócio não está inserido no Facebook todo esse contingente de usuários está à disposição da concorrência.
De acordo com a vice-presidente da ACIC, Adriana Flosi, a expressiva presença dos brasileiros no Facebook representa uma excelente oportunidade para que empresas de diferentes portes anunciem seus produtos e serviços como forma de atrair, engajar e conquistar clientes. “Como a plataforma dá opções para definir objetivo, segmentar público e, principalmente, controlar o valor que se pretende investir por dia, mês ou outro período desejado, fica bastante viável para as pequenas e médias empresas criarem suas próprias campanhas e impulsionarem as vendas de maneira eficaz e dentro de seu orçamento”, explica.
Para detalhar as estratégias que levaram à trajetória de sucesso da Beth Backery, a empreendedora Beth Viveiros estará em Campinas dia 24 de outubro, como convidada da 4ª Semana de Negócios e Empreendedorismo (SNE). Beth participa do painel Marketing Digital, a ser realizado das 8h30 às 11h30, no Teatro Iguatemi Campinas.
4ª Semana de Negócios e Empreendedorismo
A quarta edição da Semana de Negócios de Empreendedorismo (SNE) será realizada pela ACIC, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas (CDL), entre os dias 24 e 28 de outubro. A SNE é uma plataforma de eventos direcionados ao fortalecimento da cultura empreendedora de Campinas e região com objetivo de promover a capacitação de gestores e empreendedores e o desenvolvimento de empresas de diferentes portes, por meio de workshops, palestras, ações de educação empreendedora e de inspiração. As inscrições para a Semana devem ser feitas pelo site www.semanane.com, onde consta também a programação detalhada, ou pelo telefone (19) 2104-9200.