da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas
A Câmara de Campinas participou na última semana do evento de IV Encontro Estadual das Escolas do Legislativo e Contas, promovido na cidade de Guarujá pela APEL (Associação Paulista de Escolas do Legislativo e de Contas). O subsecretário de Relações Institucionais Reginaldo Moretti, responsável pela Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp), e a coordenadora pedagógica Nely Alves Monteiro estiveram presentes para explanar sobre as atividades da Elecamp.
Nely falou sobre as atividades da Elecamp ao longo dos quatro anos de existência da escola. “Destacamos a importância do planejamento das capacitações e o investimento que a Câmara de Campinas faz na qualificação dos servidores e agentes políticos”, disse. Já Moretti destacou a importância do programa Parlamento Jovem (PJ).
“A inserção dos jovens na participação da vida política e da cidadania da cidade é extremamente importante e reconhecida, tanto que nosso Parlamento ganhou o segundo lugar no Prêmio Paulista de Boas Práticas Legislativas deste ano. Também é importante ressaltar a participação feminina massiva nas duas edições do PJ e, na primeira delas, a inclusão: tivemos um vereador-estudante surdo e a presença de um tradutor de Libras em todas as reuniões”, ressaltou.
O encontro contou com palestras da cientista política Juliana Fratini e do gestor em políticas públicas Renato Eliseu Costa. Juliana discutiu a questão da imagem dos candidatos construída nas redes sociais e como esse fator semiótico pode influenciar na decisão do eleitorado. Já Costa comentou sobre a gestão das escolas do legislativo a partir das perspectivas econômica, administrativa e sociopolítica, que reverberam tanto na teoria quanto na prática.
Também foi confirmado no evento que Campinas sediará a quinta edição do encontro, que ocorrerá no o 1º semestre de 2019.