da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas
O vereador Jorge da Farmácia (PSDB), presidente da Comissão das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, recebeu nesta terça-feira (04) representantes da Fundação Síndrome de Down para a palestra "Práticas Inovadoras de Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual”.
A vice-presidente da Fundação, Lenir Santos, abriu as falas contando um pouco sobre o histórico de criação da Instituição, destacando sua função como agente de inovação e políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência. “Tivemos um dia a coragem, a ousadia e a temeridade de criar a fundação, alugando uma casa para receber outras crianças, depois de termos os nossos filhos como primeiros atendidos”, explicou, determinando sua principal motivação: “Queríamos que nossos filhos tivessem a possibilidade de desenvolver seu potencial ao máximo, assim como ocorre com as pessoas ditas “normais”.
A coordenadora de programas para a vida adulta dos portadores da Síndrome, Carol Freitas, falou um pouco do trabalho desenvolvido na instituição, destacando a importância da inovação para abrir possibilidades de vivências para esses adultos. “Nossa premissa é que eles vivam com a máxima autonomia e só se consegue isso vivenciando a vida, experienciando”, destacou.
Freitas trouxe umas das participantes do projeto, a jovem Paloma Pedroso, para dar seu depoimento sobre o programa de capacitação e vivência profissional desenvolvido pela Fundação. Paloma contou um pouco sobre suas experiências profissionais prévias e o sonho alcançado de atuar como auxiliar administrativo, tendo conquistado uma vaga na multinacional BOSH.
Ao final da apresentação, o vereador agradeceu a presença de todos e destacou sua emoção ao ouvir o relato da jovem Paloma sobre suas conquistas, reforçando a importância da inclusão e da autonomia das pessoas com deficiência nas mais diversas atividades cotidianas.