Coordenadoria de Políticas para a Pessoa Idosa é apresentada na Câmara

4/9/2018 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A Comissão Permanente dos Idosos, Aposentados e Pensionistas trouxe para Câmara nesta segunda-feira (3/09) o coordenador Anderson Gonçalves, da Coordenadoria de Políticas para a Pessoa Idosa, um departamento setorial da Secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

Presidida excepcionalmente pelo vereador Ailton da Farmácia(PSD), o encontro teve o objetivo de apresentar as ações da coordenadoria na cidade. Segundo o vereador, “Campinas tem uma das maiores populações de idosos do Brasil, por isso é importante ter mecanismos para melhorar as políticas públicas voltadas para eles”.

Gonçaves apresentou alguns dados a respeito dos idosos em Campinas, como o recente fato de que a população de idosos (166.263 pessoas) na cidade já é maior que a de crianças (137.406 pessoas) e que a constituição das famílias que o Estatuto do Idoso previa em 2003, uma família grande que, em sua maioria, a mulher cuidava da casa, mudou significativamente, salientando que “continuar jogando a responsabilidade de cuidar do idoso para a família pode não dar mais certo, por isso a legislação precisa ser revisada”.

Com a nova reestruturação da secretaria neste ano, a coordenadoria de Anderson, que antes trabalhava apenas com eventos voltados para a terceira idade, passou a integrar o programa São Paulo Amigo do Idoso, que promove ações integradas com outras secretarias, fazendo um trabalho mais amplo e efetivo. O programa também visa a projeção de novos equipamentos acessíveis que tem contrapartida tanto da cidade como do Estado, que depois de pronto será de responsabilidade do município. Quanto aos equipamentos públicos já existentes, os funcionários estão passando por treinamentos para atender melhor os idosos, criando novas atividades para eles.

Compartilhe no Whatsapp