da assessoria de imprensa
A iniciativa da Unicamp em buscar planejamento participativo para o seu campus universitário é bastante pertinente e importante. Na opinião do professor Luiz Augusto Fernandes Rodrigues, da Universidade Federal Fluminense (UFF), o plano diretor universitário deve dialogar com os usuários do campus e com a cidade onde a universidade está localizada.
O docente, estudioso da temática, traçou um panorama dos espaços universitários brasileiros durante seminário sobre o Plano Diretor Participativo da Unicamp. O evento aconteceu na última quarta-feira (16) no Centro de Convenções da Unicamp. Luiz Augusto Rodrigues estudou, ao longo dos anos de 1990, no mestrado e doutorado a estrutura e configuração dos campi universitários no mundo e no Brasil.
“Uma das tônicas das minhas reflexões nesses estudos é como a produção de planos diretores em campus universitários atrai ou não os seus usuários, criando ou não guetos apartados da cidade”, explicou. Ainda de acordo com ele, alguns planos diretores em campus universitários no país constituem-se muito mais em exemplos que não deram certo do que como experiências a serem seguidas.
“Estes planos agregaram muito pouco os usuários dentro do campus e dialogaram muito pouco com estes usuários e com as cidades onde estas universidades estão implantadas. Neste sentido, a Unicamp está no caminho certo ao implementar um modelo de metodologia para plano diretor que não reforça estas perspectivas. A pertinência e a atualidade ao movimento de construção do plano diretor da Unicamp passa por trazer as pessoas para compreenderem como estes espaços são produzidos e como elas querem que seu próprio espaço possa funcionar daqui para frente.”
A abertura do seminário "Plano Diretor Participativo da Unicamp: conhecendo as experiências de outras universidades" foi feita pelo coordenador geral da Universidade, Alvaro Penteado Crósta. Também participou o professor Cesar Pagan, assessor da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e coordenador do projeto. O evento contou ainda com a presença de palestrantes convidados, docentes, alunos e funcionários da Unicamp.
“O modelo de plano diretor que escolhemos é o participativo. Na sua definição, consta que ele é precedido de uma ampla discussão com todos os setores da universidade e da sociedade. É um trabalho bastante intenso e que, certamente, toma tempo, mas é uma maneira sólida de se construir um plano diretor que leve em conta as aspirações da maioria”, esclareceu Alvaro Crósta.
O professor Cesar Pagan explicou que um dos objetivos do seminário foi apresentar os fundamentos propostos para a elaboração do plano diretor da Unicamp, seguido de um debate com a participação do público presente.
“Este é o primeiro seminário do plano diretor participativo da Unicamp. Neste evento, nós trazemos a metodologia proposta por um grupo de especialistas da universidade . Trazemos também um grupo de especialistas de outras universidades para que possamos fazer um debate de ideias, melhorando no que for possível o que vamos fazer. Outro objetivo do evento foi divulgar a importância do plano diretor para a universidade.”