Debate sobre políticas públicas para população idosa marca reunião de comissão da Câmara

7/8/2018 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A reunião da Comissão dos Idosos, Aposentados e Pensionistas desta segunda-feira (06) levantou o debate sobre a necessidade da implantação de políticas públicas com foco na população idosa. A Comissão recebeu palestra da médica Denise Cuoghi de Carvalho Veríssimo Freitas com dados sobre o envelhecimento populacional e contou com a participação de representantes de diversas organizações da cidade ligadas à causa, como o Conselho Municipal do Idoso e a Pastoral do Idoso da Diocese de Campinas.

Logo na abertura da reunião, o presidente da comissão, vereador Rubens Gás (PSC), destacou a necessidade de colocar o tema em pauta. “A falta de políticas públicas para os idosos é gritante. Não vejo os presidenciáveis falarem sobre isso na campanha. E em pouco tempo essa será uma parcela representativa nas eleições, mas as ações voltadas para essas pessoas ainda são muito tímidas”, destacou o vereador.

Ao longo de sua explanação, a pesquisadora apresentou informações importantes sobre a transição demográfica pela qual o país passa por conta do envelhecimento da população, com a diminuição da mortalidade e aumento da expectativa de vida. Mas alertou: não basta viver mais, é preciso viver com qualidade de vida. “Vemos que hoje já existem idosos cuidando de idosos, essa é uma realidade. Temos 25 mil centenários no país. Ou seja, precisamos desenvolver formas dessa população se manter saudável, pois a tendência é essa expectativa aumentar ainda mais”, explicou a palestrante.

A pesquisadora finalizou sua fala destacando a importância de colocar o idoso no centro do debate, dando a ele voz para clamar por seus direitos. “O idoso tem que ter voz. Ele tem uma biografia e deve ser o protagonista. Um dos desafios das entidades ligadas às demandas dessa população é colocar o idoso no centro da sua rede de contato e não à parte”.

Além de Rubens Gás, a comissão é composta ainda pelos vereadores Zé Carlos (PSB), Ailton da Farmácia (PSD) e Nelson Hossri (Podemos). 

Compartilhe no Whatsapp