da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas
O vereador Rubens Gás (PSC) protocolou na Câmara de Campinas um projeto de lei que obriga o uso de canudos de papel biodegradável ou reciclável e embalados em material semelhante. A medida atinge todos os restaurantes, bares, lanchonetes, vendedores ambulantes ou outros estabelecimentos similares da cidade.
O projeto ainda determina que quem descumprir a regra será multado em 500 UFIC´s (R$1.695,00) e em caso de reincidência a multa será dobrada. Na justificativa o autor ressalta que “se cada pessoa usar um canudo por dia, durante 10 anos, ele terá descartado no lixo 3.650 materiais plásticos, que não são absorvidos pela natureza e ocasionam diversos problemas ao meio ambiente”.
A proposta vai ao encontro de um movimento mundial iniciado pela Organização das Nações Unidades (ONU) Meio Ambiente que estima que 1 bilhão de canudos sejam descartados diariamente em todo o mundo. Segundo a ONU, se todo esse material fossem colocados um em cima do outro seria possível criar uma estrutura que daria para dar cinco voltas no planeta Terra.
O plástico leva até 450 anos para se decompor, o problema se agrava porque o produto é muitas vezes descartado nos mares e rios, o que coloca em risco a biodiversidade marinha e a sobrevivência de milhões de pessoas que dependem dos peixes.
No Brasil, país que é o 16º maior poluidor dos mares, cerca de 95% dos resíduos sólidos encontrados nas praias é plástico, de acordo com uma pesquisa do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), em parceria com o Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida).