da assessoria de imprensa
Mercado de startups está aquecido e movimenta outros setores da economia.
Escritórios especializados no auxílio às novas empresas estão em expansão.
O mercado de startups está aquecido. Se, em 2009, houve grande aumento de startups no mercado, empresas de inovação e tecnologia que geralmente têm como característica o início com poucos recursos, e visam levar novas ideias aos consumidores, a novidade agora é o surgimento de empresas que assessoram startups.
Algumas pessoas conseguiram observar a grande possibilidade de risco dessas empresas, e aproveitaram para fornecer o auxílio que faltava às organizações. É o que conta Cristiano Freitas, sócio fundador de um escritório responsável por assessorar startups.
“O mercado de startup voltou a aquecer, e a gente foi observando isso como uma tendência, e em 2013 a gente foi o primeiro escritório que se arriscou a se especializar no mercado de startup, que são empresas inovadoras, mas com alto potencial de risco”, conta Cristiano.
A empresa de Cristiano também é especializada em atender outras empresas com o mesmo ideal. O crescimento neste setor foi tamanho, que a empresa viu a necessidade de contratar um serviço contábil especializado em startups, o que resultou na economia de R$ 200 mil em um ano.
Segundo o empresário Júlio Viegas, esse sucesso se deve a facilidade de comunicação entre as empresas. “Eles falam a mesma língua que a gente. Então, desde o aporte, saber como pegar investimentos, conseguir investidores externos, todo este tramite para fazer acontecer, até lidar com impostos. Eles ajudam a fazer as mudanças que precisam ser feitas e a ter uma economia”, conta Júlio.
As startups que fornecem assessoria buscam o maior número de especializações possíveis, assim, contribuindo cada vez mais com o mercado, principalmente com as empresas que estão dando os primeiros passos. “Assessoria de imprensa para as startups, softwares e serviço para marketing, gestão de vendas, prospecção de clientes”, conta o Vice-presidente da Associação Campinas Startups, Omar Ferroni Branquinho.