Parlamento Jovem realiza última Reunião Plenária nesta sexta-feira

15/6/2018 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

O programa “Parlamento Jovem” da Câmara de Campinas realiza sua última Reunião Plenária, nesta sexta-feira (15) mas, antes do início da ordem do dia – quando os jovens vereadores votam os projetos da pauta – a reunião contará com uma Primeira Parte, que será uma palestra sobre a importância da transformação social no entorno da escola. 

A apresentação é uma iniciativa dos gestores e professores que integram o programa e será ministrada pelo diretor da EMEF Oziel Alves Pereira, Aziz Júlio Salles Ramos. 

Após isso, os jovens vereadores devem votar dez projetos, que entre outras coisas, focam a importância das escolas darem atenção às questões psicológicos dos alunos. Como por exemplo, o que cria espaços para o acolhimento de jovens que viveram em orfanatos e abrigos; que pede a formação de ‘Equipes de Ajuda’, para fazer recepção e integração com novos alunos e também o que propõe a realização de palestras que falem sobre o racismo, machismo, desigualdade social, homofobia e intolerância religiosa. 

Os projetos aprovados pelo parlamento jovem podem ser ‘adotados’ por vereadores, que devem protocolar as propostas para que elas possam seguir a tramitação oficial do Legislativo, podendo se tornar lei. 

Na próxima terça-feira (19) os jovens vereadores ainda devem vir à Câmara para a cerimônia oficial de encerramento que vai contar com a presença do presidente da Casa, Rafa Zimbaldi (PSB), dos vereadores padrinhos, que poderão discursar sobre a importância do projeto e como ele foi desenvolvido com seus apadrinhados, além do subsecretário de Relações Institucionais, responsável pela Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp), Reginaldo Moretti e da secretária de Educação, Solange Pelicer. 

Confira a pauta completa: 

PAUTA DA 4ª REUNIÃO PLENÁRIA, A SER REALIZADA NO DIA 15 DE JUNHO DE 2018, QUINTA-FEIRA. PRIMEIRA PARTE 

Orientações sobre aspectos do Poder Legislativo. 

PEQUENO EXPEDIENTE 

1 - Leitura dos projetos de lei, indicações e moções apresentados. 

2 - Debate sobre temas de interesse geral pelos jovens vereadores inscritos. 

ORDEM DO DIA

Item 1) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 28/18, do jovem vereador Gabriel Lucas Mendes Gomes, que cria espaços para acolhimento de jovens que viveram em orfanatos e abrigos. (EMEF João Alves dos Santos) 

Item 2) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 30/18, da jovem vereadora Ingrid Carla dos Santos Almeida, que permite a formação de Equipes de Ajuda nas escolas municipais de Ensino Fundamental de Campinas. (EMEF Maria Pavanatti Fávaro) 

Item 3) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 20/18, do jovem vereador Nicolas M. Rodrigues, que dispõe sobre o uso de métodos e práticas esportivas vinculado com a pedagogia nas escolas públicas municipais. (EMEF Profª Anália Ferraz da Costa Couto) 

Item 4) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 23/18, das jovens vereadoras Luana de Paula Pinheiro e Luara Íris Segatti Magno, que cria centros de convivência no município de Campinas. (EMEF Profª Clotilde Barraquet von Zuben)

Item 5) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 31/18, do jovem vereador Vinícius Soares Barbosa, que cria o programa Um Lugar Melhor, para divulgar os ecopontos nas escolas municipais de Campinas. (EMEF Padre Leão Vallerie) 

Item 6) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/18, da jovem vereadora Camylla K. Pereira, que cria o Programa de Preservação do Patrimônio Histórico de Campinas. (EMEF Padre Leão Vallerie) 

Item 7) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 29/18, do jovem vereador Vyctor Hugo Ynácio dos Santos, que dispõe sobre o oferecimento de café da manhã, almoço e jantar aos estudantes antes do início das aulas nas escolas municipais de Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino de Jovens e Adultos de Campinas. (EMEF Sylvia Simões Magro) 

Item 8) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 11/18, da jovem vereadora Alessandra da Chagas Teófilo Silva, que dispõe sobre a disciplina de Informática nas escolas municipais de Campinas. (EMEF Prof. Benevenuto de Figueiredo Torres) 

Item 9) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 13/18, da jovem vereadora Débora Araújo, que cria uma base da Guarda Municipal na cidade de Campinas e dá outras providências. (EMEF Presidente Floriano Peixoto) 

Item 10) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 32/18, da jovem vereadora Luara Íris Segatti Magno, que dispõe sobre a realização de palestras nas escolas sobre problemas 3 e questões sociais, como racismo, machismo, desigualdade social, homofobia e intolerância religiosa, entre outros. (EMEF Profª Clotilde Barraquet von Zuben) 

Item 11) Discussão e votação de moções. 

• Moção nº 6/18, do jovem vereador Lucas Theodoro de Campos, que protesta contra os vereadores da Câmara Municipal de Campinas que votaram contra a abertura da Comissão Especial de Investigação sobre os desvios de verba pública do Hospital Ouro Verde. (EMEF Maria Pavanatti Fávaro) 

• Moção nº 7/18, dos jovens vereadores Luan Augusto F. Silva e Matheus S. Dourado, que apoia o projeto bilíngue de educação para surdos da EMEF Júlio de Mesquita Filho. (EMEF Julio de Mesquita Filho e EMEF Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco) 

• Moção nº 9/18, das jovens vereadoras Luana de Paula Pinheiro e Luara Íris Segatti Magno, que apela aos órgãos responsáveis pela saúde e à Prefeitura para que seja estudado o motivo de atualmente não haver vagas nem recursos para a realização de ultrassons para gestantes e pessoas com problemas de saúde. 

• Moção nº 11/18, da jovem vereadora Ingrid Carla dos Santos Almeida, que apoia a ocupação do MST “Marielle Vive”, em uma fazenda no município de Valinhos. 

GRANDE EXPEDIENTE 

Oradores inscritos no Grande Expediente. 

Compartilhe no Whatsapp