da assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas
A Comissão dos Idosos, Aposentados e Pensionistas, presidida pelo vereador Rubens Gás (PSC), recebeu nesta segunda-feira (04) a palestra “Sucesso na Terceira Idade”, ministrada pela Embaixadora da Paz pela Federação Brasileira dos Direitos Humanos, Flávia Mellysse que é também idealizadora do premiado instituto Elos que Empoderam, projeto de desenvolvimento socieconômico que já ajudou a desenvolver micro empresas em todo o país, e destacou o empreendedorismo como um caminho de motivação e realização para aqueles que chegaram à melhor idade.
“Somos uma geração que ainda se preocupa muito em criar abrigos para colocar nossos idosos, mas pensamos pouco em como colocar essas pessoas para contribuir com o crescimento das novas gerações. Nesse sentido, o empreendedorismo pode ser um ótimo caminho de troca”, destacou .
Neste contexto, o vereador Ailton da Farmácia (PSD) enfatizou a importância de valorizar os talentos da terceira idade, estimulando o empreendedorismo e a troca de conhecimento.
Flávia apresentou ainda dados relevantes sobre o perfil de renda e consumo dessa faixa etária, elucidando que se trata de uma parcela com grande representatividade na economia nacional, o que justifica sua inclusão tanto como profissionais re-inseridos no mercado de trabalho, quanto como empreendedores em uma nova etapa da vida, como pós-aposentadoria.
“Muitas dessas pessoas fizeram opções de carreira quando jovens tendo como base a necessidade de renda, mas, ao se aposentar, essas pessoas vislumbram a possibilidade de trabalhar com o que verdadeiramente amam”, destaca a empresária.
Rubens Gás encerrou o encontro falando da importância dos idosos para a sociedade e o comprometimento da comissão com a inclusão dessa parcela da população na realidade produtiva da cidade: “Muitas pessoas idosas ficam desmotivadas, acham que sem a rotina do trabalho não tem o que fazer. Esse tipo de iniciativa, de levar o conhecimento à terceira idade, devolve a dignidade e a vontade de viver. Acredito muito no poder do idoso e precisamos respeitá-los na nossa sociedade”, destacou o vereador.