da assessoria de imprensa
O shopping Parque Dom Pedro, em Campinas (SP), recebe a exposição fotográfica "Linha D'Água - Viagens oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água" entre os dias 19 e 28 de junho. O velejador ministra uma palestra sobre o projeto no último dia da mostra, no espaço Expo D. Pedro, às 19h30. As entradas para a exposição e a palestra são gratuitas.
A exposição fica aberta de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 20h. Com 30 fotos no acervo, a mostra destaca o uso racional da água nas expedições feitas por Klink. Para a palestra, os interessados devem retirar antecipadamente o vale-ingresso pela internet a partir do dia 19 de junho.
O projeto foi viabilizado por meio do ProAC, programa vinculado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com patrocínio da empresa Algar Telecom.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que cada pessoa gaste de 50 a 100 litros de água, somando atividades domésticas e de higiene. Há 30 anos, Klink passou 100 dias em um barco a remo e consumia, diariamente, 2,7 litros de água.
A viagem foi a primeira travessia a remo do Oceano Atlântico e o navegador foi o único a conseguir completá-la. Isso o tornou conhecido, também, em relação ao uso consciente da água.
O acervo tem três módulos, cada um remetendo a um dos barcos usados por Klink em suas expedições: o barco a remo I.A.T, Paratii e Paratii II.
Além das imagens de autoria do velejador, a mostra traz algumas fotos tiradas por Marina Klink, sua esposa, que é velejadora e fotógrafa da natureza.
Na palestra, Amyr Klink vai contar sua história e falar sobre as estratégias de consumo de água que utilizou em suas viagens.
Os vales-ingresso serão trocados pelos ingressos na bilheteria do Expo D. Pedro no dia do evento.