Escola de Campinas é ocupada pela 2ª vez em ato contra reforma do ensino

8/11/2016 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa

Pelo menos 90 estudantes estão em prédio da E.E. Ruy Rodriguez.

Diretora diz que não houve incidentes e registrou boletim no 11º DP.

Um grupo com ao menos 90 alunos decidiu ocupar pela segunda vez a Escola Estadual Ruy Rodriguez, em Campinas (SP), na manhã desta segunda-feira (7). Eles protestam contra a proposta do governo para reforma do ensino médio e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita alta dos gastos públicos. A unidade havia sido desocupada há 11 dias.

Segundo a vice-diretora da unidade, Márcia Beffa, a manifestação começou por volta das 7h, quando professores e funcionários aguardavam a entrada dos alunos para início dos trabalhos.

"Já entraram com tudo organizado, trocando cadeados. Aconteceu da mesma forma que da primeira vez, foi tudo tranquilo", ressaltou ao mencionar que não houve incidentes. Localizada no Parque Itajaí, a escola tem cerca de 1,5 mil alunos dos ensinos fundamental 2 e médio.

Aulas suspensas
Márcia explicou que, após a ocupação, os funcionários deixaram o colégio. As aulas estão suspensas por tempo indeterminado. "Eu fui ao 11º Distrito Policial, no Jardim Ipaussurama, para registrar boletim de ocorrência, e a Diretoria de Ensino já foi comunicada sobre o caso", explicou.

A Secretaria Estadual de Educação em São Paulo informou que, até 18h50, não havia outras escolas ocupadas em Campinas. Além disso, garantiu que haverá reposição do conteúdo aos alunos. "A administração regional não compactua com o impedimento de quaisquer aulas desejadas pela maioria dos alunos. Reitera que os 200 dias letivos são garantidos por lei."

Em relação às mudanças propostas pelo Ministério da Educação, a assessoria alegou que o próximo ano será de análise. "Nada será mudado antes de amplo debate com dirigentes, supervisores, diretores, professores e os próprios estudantes", informa texto.

Compartilhe no Whatsapp