da assessoria de imprensa
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) disponibiliza, a partir desta quarta-feira (16), um serviço para motoristas profissionais com CNH categoria "C", "D" e "E" não terem a carteira suspensa. Condutores que tiverem entre 14 e 19 pontos na carteira podem fazer curso de reciclagem para zerar os pontos.
O serviço funciona como a reciclagem preventiva que já acontece para motoristas que possuem CNH nas categorias "A" e "B". Porém, é preciso ter escrito no verso da carteira que o motorista exerce atividade remunerada.
O superintendente regional do Detran Roberto Cesar Scian explicou, em Campinas (SP), que os interessados em realizar o curso devem comparecer a uma unidade para pedir autorização .
"Tendo essa permissão, ele vai até uma autoescola, contrata o curso e tem até 15 dias para iniciá-lo e 40 para terminá-lo", diz.
No final do curso, o motorista faz uma prova de 30 questões, das quais precisa acertar, no mínimo, 21. Depois de concluir a reciclagem, o condutor não poderá repeti-la por pelo menos 12 meses.
A partir dos 20 pontos, a CNH é suspensa por pelo menos seis meses.