Queda nas vendas na região de Campinas em março pode frear produção

26/4/2018 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa

Pesquisa divulgada nesta quarta (25) mostra que 33% das empresas da região registraram redução nas vendas no último mês.

Trinta e três por cento das empresas da região de Campinas (SP) registraram queda nas vendas em março de 2018, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (25) pelo Ciesp, que tem 429 indústrias associadas e faturamento anual de R$ 37,67 bilhões.

Em fevereiro, este indicativo de queda era de 21,1%. Se comparado com março de 2017, o número de indústrias com queda das vendas nas 19 cidades da regional do Ciesp era de 13%.

A pesquisa aponta ainda que 33% das empresas tiveram vendas estáveis em março de 2018 e 33% superiores. Em fevereiro, 52,6% tiveram mais vendas e 26,3% ficaram estáveis.

Para o economista da Facamp, José Augusto Ruas, a retração nas vendas deve reduzir o entusiasmo do empresariado para os próximos meses, apesar de não haver previsão de uma nova crise financeira nacional como entre os anos de 2015 e 2017.

“As vendas do mês de março não vieram tão positivas. Isso vinha acontecendo no cenário nacional. As vendas estão crescendo mais devagar, e a produção continuou crescendo. O que nos prepara para meses subsequentes mais reticentes”, avalia o economista.

Ruas disse acreditar ainda num reflexo negativo na geração de empregos para o mês de abril.

“Isso [queda nas vendas e redução da produção] pode indicar que o emprego ceda um pouquinho. Pode ser que não tenhamos indicadores positivos nos empregos”, completa o especialista.

Compartilhe no Whatsapp