da assessoria de imprensa
O mês de novembro é dedicado à prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata, doença que mais afeta homens do mundo todo, principalmente após os 65 anos.
Inspirada pelo Movember - movimento internacional de conscientização à saúde do homem, a campanha "Novembro Azul" surgiu no Brasil em 2008, com objetivo de promover mudança dos hábitos masculinos em relação às consultas médicas. Em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), nasceu então o mês mais azul do ano. Dentre as ações envolvidas está a mudança na iluminação de diversos monumentos e pontos turísticos para a cor azul e a promoção de palestras e encontros sobre o tema.
De acordo com o Instituto Lado a Lado pela Vida, pioneiro da campanha no Brasil, 1 a cada 6 homens desenvolverá o câncer, e 1 a cada 36 morrerá. No entanto, quanto mais cedo a doença for diagnosticada e tratada, menores serão os riscos de mortalidade. Daí vem a importância da disseminação de informações sobre exames, prevenção e tratamentos.
Apesar da melhor forma de prevenção ser a realização periódica do exame de toque a partir dos 45 anos de idade, existem alguns hábitos que podem ajudar, como uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, além da prática regular de atividades físicas e a diminuição do consumo de álcool e tabaco.
Como forma de cuidar da população masculina da Unicamp, os órgãos do G4 (DGRH, Educorp, GGBS e CECOM) promoverão as seguintes atividades:
Todos estão convidados a vestir uma peça de roupa na cor azul como forma de incentivo à campanha
Ministrada pela Drª Tâmara Maria Nieri (CECOM)