Conclusão do BRT custo da passagem do transporte público vai diminuir

5/4/2018 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

O secretário de Transporte e presidente da EMDEC, Carlos José Barreiro afirmou aos vereadores na última terça-feira (3/4) da Comissão de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário que com a conclusão das obras do BRT (Bus Rapid Transit) e o início das suas atividades, o valor da tarifa do transporte público vai diminuir. “O índice de passageiros por viagem em Campinas é muito baixo e os trajetos são muito longos, isso faz com que a passagem seja mais cara, fato que será corrigido com a chegada BRT”. 

O secretário veio a Câmara para esclarecer as dúvidas dos vereadores a respeito do transporte público na cidade. “O objetivo o encontro foi sanar dúvidas que são sempre colocadas nesta casa pelos vereadores, por isso solicitamos a presença do secretário”, justificou o presidente da comissão vereador Jorge Schneider (PTB). 

Nesse sentido Barreiro também esclareceu questões sobre multas, transporte por aplicativos, pontos de ônibus, isenção parcial ou total de tarifas, subsídio do transporte público e rotas de linhas de ônibus foram feitas pelos vereadores presentes ao secretário. 

Transportes por aplicativos

Barreiro explicou que todos os dados sobre a regulamentação do transporte por aplicativo está definido no PL 336/17, que entrará em vigor dia 8/04, e começará ser fiscalizado logo que os motoristas estejam cadastrados. Questionado por Nelson Hossri (PODEMOS) sobre a dificuldade de fazer o cadastro por parte dos motoristas o secretário lembrou que esse cadastro será responsabilidade das empresas de aplicativos e não do motorista. As despesas das adequações necessárias não serão responsabilidade da prefeitura, devendo ser negociadas entre os motoristas e as empresas. 

Multas 

Outro questionamento feito por mais de um vereador presente foi a respeito das multas de avanço de semáforo no período das 19h às 6h. Em resposta Barreiro afirmou que quem multava nesse período eram os agentes de trânsito quando julgavam a travessia insegura, “mas para sanar qualquer impasse, o prefeito decidiu desconsiderar as autuações feitas nos últimos 5 anos, revogando as que não foram pagas e restituindo o valor para quem já pagou”.

O vereador Tenente Santini (PSD) fez vários questionamento a respeito do Fundo Municipal de Trânsito e Transporte, votado em 2004, que receberia os valores arrecadados com multas e como ele é investido. Barreiro respondeu que o valor arrecadado não supre o que precisa ser investido em educação no trânsito e serviços que tem que ser feito na área, justificando o aporte financeiro recebido da prefeitura. Salientou também que todas as informações sobre repasses, arrecadações e contratações estão no site da transparência, podendo ser consultado por qualquer pessoa. 

Participaram da reunião, além do presidente da comissão, os vereadores Professor Alberto (PR) e Rodrigo da Farmadic (PP), membros da comissão, Ailton da Farmácia (PSD), Carmo Luiz (PSC), Cidão Santos (PROS), Flipe Marchesi (PR), Marcelo Silva (PSD); Marcos Bernardelli (PSDB) e Vinicius Gratti (PSB).

Compartilhe no Whatsapp