RMC tem 130,8 mil micro e pequenas empresas com risco de fechar

16/3/2018 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

Associação pressiona deputados a derrubarem veto do presidente a programa de refinanciamento de débitos para negócios desses portes.

Cerca de 130,8 mil micro e pequenas empresas da Região Metropolitana de Campinas (RMC), incluindo Microempreendedores Individuais (MEIs), correm risco de fechar devido a dívidas com a União, divulgou a Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic). A entidade e a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo pressionam deputados federais para a derrubada do veto do presidente Michel Temer (PMDB) ao Refis, programa de refinanciamento de débitos federais, para micro e pequenas empresas.

Ao todo, cerca de 560 mil micros e pequenas empresas do País possuem esse tipo de dívida, diz a associação comercial de Campinas. Apenas em Campinas, são 54 mil. O projeto inicial do Refis, aprovado por unanimidade pelo Congresso Nacional, estendia o benefício de parcelamento de dívidas tributárias com a União aos pequenos negócios, nos mesmos moldes concedidos às grandes empresas. Porém, recebeu o veto do Governo Federal para as MPEs.

Vice-presidente da Acic, Adriana Flosi explica que, quando a empresa tem uma dívida como essa, ela perde a capacidade de ter crédito, por estar inadimplente, e isso dificulta seu investimento e traz o risco de fechamento.

"Se não tiver Refis, vamos ter muitas empresas que não vão suportar. Já tivemos três anos de muita dificuldade na economia, o que afeta muito as pequenas", apontou

"As empresas pequenas dão empregos diretos. Houve um crescimento maior de quem está empregando serem as pequenas empresas, enquanto que as grandes estão investindo em tecnologia, inovação. E as pequenas não têm condição para isso, então elas dão mais empregos. Além do que ajuda a movimentar as economias das cidades e, portanto, do País", acrescentou Adriana.

Pressão

A Associação Comercial de Campinas enviou ofícios aos deputados federais da região de Campinas para pedir que os parlamentares votem pela instituição do benefício para micro e pequenas empresas. O texto pede ainda que os deputados atentem para a necessidade de colocar o tema rapidamente em pauta. A previsão é que a votação ocorra na próxima terça-feira (20).

Como vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e representante dessa entidade na articulação para derrubada do veto, Adriana tem orientado as demais associações comericiais do Estado a solicitarem aos parlamentares que votem pela manutenção do programa de refinanciamento para as MPEs.

 "No Estado de São Paulo, temos quase 100% de apoio [dos deputados]. Cada federação está trabalhando com os deputados do seu Estado", acrescentou a presidente da Acic.

Compartilhe no Whatsapp