da assessoria de imprensa
Cerca de 50 ciclistas se reuniram na noite de terça-feira (23), em Campinas (SP), para protestar contra a falta de ciclovias na cidade. O grupo se encontrou no Largo do Rosário e em seguida pedalou pela região central. Por todo o trajeto, os manifestantes seguraram uma faixa que cobrava a Prefeitura por não ter entregue os 100 quilômetros de ciclovia prometidos há cinco anos.
Em meios aos carros, o grupo chamou a atenção para as dificuldades que enfrentam quando andam de bicicleta. O percurso percorrido foi de aproximadamente 10 quilômetros e o destino final foi o paço municipal, aonde os manifestantes finalizaram o ato levantando suas bicicletas.
Em abril de 2015, dois anos depois da promessa de expandir a área de ciclovias da cidade, feita pelo prefeito Jonas Donizette (PSB), a administração apresentou um plano cicloviário em que previa a construção de 177 km de ciclovia. O projeto não foi entregue até o momento.
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) informou que o projeto de sistema cicloviário para a cidade está em andamento. No final de 2017 foi concluída a Ciclovia da Avenida Theodureto de Almeida Camargo. Desta forma, segundo o órgão, o município completou 22,6 quilômetros de ciclovias. E foram entregues na atual administração quatro ciclovias.
E ainda segundo a administração, estão em fase de implantação três trechos de ciclovias no Distrito de Nova Aparecida, nos canteiros centrais das Avenidas Cardeal Dom Agnelo Rossi e Papa João Paulo II. Na sequência, a Emdec prevê trechos de ciclovias em Barão Geraldo, Campo Grande, Avenida Washington Luiz e outro trecho na Avenida Baden Powell. Para completar os 180 km de ciclovias, a Prefeitura trabalha na captação de recursos.