da assessoria de imprensa
A Unicamp encerrou nesta terça-feira (16) a segunda fase do Vestibular 2018 com taxa de 12,3%. O número é maior que os 11,9% do segundo dia de testes, na segunda (15), e também superior ao índice registrado no ano passado, que foi de 11,2%. Apesar do aumento, a Comissão Permanente Para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) considera que a marca está na média da instituição. Dos 15.461 candidatos inscritos, 13.566 fizeram a prova nesta terça.
A segunda fase do Vestibular 2018 da instituição começou no domingo (14), com as questões de português, literatura e a prova de redação, que teve como tema a pós-verdade e a liberdade de expressão. Já na segunda-feira (15), os candidatos responderam perguntas de história, geografia e matemática. Os temas abordados foram o papel da mulher no período colonial e nazismo.
Nesta terça, o vestibular foi encerrado com questões de física, química e biologia. A prova abordou assuntos como vegetarianismo, genética, meio ambiente e obesidade. Os candidatos disputaram 3.340 vagas em 70 cursos de graduação.
A Unicamp aplicou a segunda etapa do processo seletivo em 20 cidades. Os testes foram feitos em Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.
A lista da primeira chamada será divulgada dia 8 de fevereiro e os convocados deverão efetivar a matrícula não presencial (pela internet) somente no dia 9 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da comissão organizadora do exame (Comvest), em formulário específico. Quem não realizar a matrícula virtual ficará excluído das próximas chamadas, alerta a instituição.
As Provas de habilidades específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão feitas entre 23 e 26 de janeiro de 2018 em Campinas.