Campinas anuncia redução de velocidade na Campos Salles e instala radar em semáforo

12/12/2017 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa 

Limite vai cair de 50 km/h para 40 km/h e implantação vai demorar 45 dias. Funcionamento deve começar na segunda quinzena de janeiro.

Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) anunciou, na manhã desta segunda-feira (11), a redução da velocidade permitida na Avenida Doutor Campos Sales, que cruza a região central e é uma das mais movimentadas do município. De acordo com a administração, o limite máximo cairá de 50 km/h para 40 km/h e um radar será instalado no semáforo do cruzamento com a Rua Álvares Machado.

O equipamento vai detectar avanço de sinal vermelho, além de parada sobre a faixa de pedestre e velocidade. A alteração da sinalização da avenida e a instalação das novas placas começaram a ser implantadas nesta segunda. Ainda de acordo com a Emdec, o processo de implantação vai durar 45 dias e as novas regras começam a valer na “segunda quinzena de janeiro”.

A justificativa da Prefeitura para a redução é tentar diminuir o número de acidentes na via, que possui faixas exclusivas para ônibus à direita e à esquerda. Segundo o secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, a diminuição do limite de velocidade reduz também o “risco de fatalidade das colisões”.

Em agosto de 2016, a velocidade máxima permitida na Campos Salles já havia abaixado de 60 km/h para 50 km/h. A Emdec afirmou que um estudo constatou que a velocidade dos veículos na via, principalmente no trecho próximo à Rua Álvares Machado, causa risco para a circulação de pedestres.

A Avenida Campos Salles tem 100 linhas de ônibus e 477 veículos vinculados à frota, com circulação média de 227 coletivos por hora. São nove pontos de embarque e desembarque e, por dia, circulam pela via uma média de 15 mil carros.

Compartilhe no Whatsapp