Procon Campinas oferece telefone e aplicativo para denúncias no Black Friday

24/11/2017 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa 

Consumidores podem denunciar irregularidades pelo "151" ou o app "Procon Campinas". Fiscais estarão nas ruas e shoppings da cidade nesta sexta (24).

Procon Campinas informou que equipes de fiscais estarão nas ruas e shoppings da cidade nesta sexta-feira (24) para fiscalizar as ações dos estabelecimentos comerciais durante a Black Friday. O órgão de defesa do consumidor orienta que a população poderá utilizar o atendimento pelo 151 e o aplicativo "Procon Campinas" para fazer denúncias de irregularidades nas ofertas. [Confira abaixo os endereços e horário de funcionamento das unidades fixas e móveis]

O Procon Campinas orienta que nos casos de compras pela internet (site, aplicativos, redes sociais) e telefone, é possível o consumidor fazer uso do direito de arrependimento, ou seja, desistir da compra em até sete dias, contados da entrega do produto ou da assinatura do contrato.

De acordo com o órgão de defesa do consumidor, caso o fornecedor entregue produto diferente do adquirido, o comprador pode "exigir o cumprimento forçado do pedido ou aceitar outro produto equivalente ou, ainda, cancelar a compra/contrato com a devolução do valor pago, monetariamente atualizado."

No caso de quebra, antes de procurar o conserto, o cliente deve verificar se o produto está em garantia. "No termo de garantia, que deve acompanhar o produto, devem estar todas as informações sobre prazos e locais para realizar o conserto", orienta o Procon.

“Caso o produto apresente vício (defeito, avaria, problema), saiba que a troca não é imediata, a não ser que o fornecedor, por liberalidade, ofereça essa troca dentro de determinado período ou o produto seja essencial (fogão, geladeira – nesse último caso, a troca é imediata)”, explica a diretora do Procon Campinas, Yara Pupo.

 

Prazo de garantia

Quanto ao tempo de garantia legal, o Procon Campinas esclarece que os produtos duráveis têm 90 dias de garantia e os produtos não-duráveis têm 30 dias. Produtos duráveis são os que não desaparecem com seu uso, como, por exemplo, carro, roupa, geladeira, relógio, etc; e produtos não-duráveis são os que se consomem, acabam, logo após o uso, como os alimentos e bebidas, por exemplo.

 

Unidades do Procon Campinas

  • Poupatempo Centro
    Av. Francisco Glicério, 935, 1º andar - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 7h às 13h.
  • Poupatempo Campinas Shopping
    Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940, Jardim do Lago - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e sábado das 8h às 14h.
  • Agiliza Campinas - Barão Geraldo
    Rua Luiz Vicentim, 195, ao lado da Subprefeitura de Barão Geraldo - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
  • Agiliza Campinas - Sousas
    Rua Humaitá, 144, Sousas - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
  • Subprefeitura Ouro Verde
    Rua Armando Frederico Renganeshi, 197, Jardim Cristina - Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.
  • Subprefeitura Campo Grande
    Rua Manoel Machado Pereira, ao lado da Praça da Concórdia - Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.
  • Sede administrativa (atendimento de cartório - vistas de processo, audiências)
    Rua Maria Monteiro, 1028, Cambuí Campinas. Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 17h.

 

Unidade móvel (atendimento de segunda a sexta, das 9h às 16h)

  • Segunda-feira: Carrefour Valinhos e Paulistão Pe. Anchieta
  • Terça-feira: Extra-Abolição e CRAS Campo Belo
  • Quarta-feira: Lagoa do Taquaral e Paulistão Amoreiras
  • Quinta-feira: Enxuto e Carrefour D. Pedro
  • Sexta-feira: Paço Municipal (Av. Anchieta, 200) e Shopping Pq. das Bandeiras
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