Campinas recebe kits e retoma exames de sangue restritos na quarta, diz Prefeitura

4/7/2017 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa 

Exames para HIV, sífilis, hepatite C, Chagas, T3, T4, vitamina B 12 e drogas terapêuticas não são realizados desde segunda (3), com exceção de casos de urgência e emergência.

Os exames de sangue realizados com restrição desde a segunda-feira (3) nas unidades de saúde da rede pública de Campinas (SP), devido a falta de kits de análise laboratorial, serão retomados a partir desta quarta (5). A informação foi confirmada pela Prefeitura ao G1 nesta terça (4). Os testes afetados são para constatar HIV, sífilis, hepatite C, Chagas, T3, T4, vitamina B 12 e drogas terapêuticas, e só estavam sendo colhidos em pacientes em situação de urgência ou emergência.

Segundo a Secretaria de Saúde, esses exames representam 3% do volume diário de procedimentos realizados nos centros de saúde e pronto-atendimentos da cidade e, em seguida, encaminhados para o Laboratório Municipal, no distrito do Ouro Verde. O percentual equivalente a 540 coletas diárias; no total são 18 mil testes por dia.

A Prefeitura não informou quantos exames deixaram de ser feitos na cidade, pois alguns pacientes, na exceção, conseguriam fazer. Todos os outros exames de rotina foram mantidos sem alterações.

Normalização de procedimentos

O laboratório recebeu os kits nesta segunda, mas a coleta só volta ao normal nesta quarta porque alguns dos exames exigem preparo - jejum ou restrição na alimentação do paciente - e é necessário comunicar a população anteriormente, informou a administração municipal.

As pessoas que buscaram informações nesta segunda sobre esses exames foram orientadas a aguardar o contato dos centros de saúde para informar qual a melhor data para a coleta do sangue.

A Prefeitura ressalta que precisou restringir os exames devido à quantidade reduzida de kits na segunda, para que não prejudicasse os pacientes com urgência ou em situação de emergência.

Compartilhe no Whatsapp