da assessoria de imprensa
Na esteira do aumento de 13,4% no PIB do setor agropecuário e com a expectativa de intenções de negócios na casa dos R$ 100 milhões, a 24ª Hortitec abre nesta quarta-feira (21) e segue até sexta-feira (23), em Holambra (SP).
A feira de negócios, considerada a maior da América Latina, espera 30 mil visitantes, sendo 95% ligados ao setor e convidados. Para o público em geral, as entradas custam R$ 36.
A Hortitec é a exposição que reúne produtores de flores, frutas, hortaliças e que atuam em reflorestamentos. Neste ano estão confirmados 420 expositores do Brasil e de outros países.
“O agronegócio está escapando da crise, não só por causa das novidades e produção para os 12 meses do ano, mas porque tem variedades para os climas quentes e frios”, explica o diretor geral da Hortitec, Renato Opitz.
Dados do IBGE apontam que a agropecuária brasileira registrou no primeiro trimestre deste ano a maior expansão em 20 anos, com salto de 13,4% no PIB, em relação ao trimestre anterior. A safra recorde de grãos refletiu neste resultado.
Para os especialistas, a exposição é a melhor oportunidade para divulgação das novidades em insumos, equipamentos e tecnologias para o setor.
“O Brasil é referência nesta área. Muitos estrangeiros vêm para troca de tecnologias e encontrar os fornecedores”, completa Opitz.
Dentre algumas novidades esperadas na feira, estão sensores que atuam para uso sem desperdício na irrigação e que possuem custo baixo. Os sensores podem ser usados em cultivos tradicionais ou jardins.
Outra novidade esperada é o sistema de saneamento básico rural. O dispositivo vai tratar a fossa (esgoto) doméstica para reaproveitamento em forma de adubo.
Uma empresa lançará um kit de sementes para quem tem horta em casa e não tem muito conhecimento no assunto.
Também será lançado na 24ª Hortitec um veículo aéreo não tripulado (drone) para uso de topografia, para mapear áreas, contagem de pés plantados, entre outras funções.