Novo Cardeal brasileiro foi aluno e professor da PUC-Campinas

13/10/2016 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa 

Arcebispo de Brasília e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, Dom Sérgio da Rocha, nomeado Cardeal pelo Papa Francisco, foi aluno do Curso de Teologia e, posteriormente, professor de Teologia Moral da PUC-Campinas.

Domingo, dia nove de outubro, logo às oito horas, os sinos da Catedral Metropolitana de Brasília repicaram festivos, anunciando a ascensão ao cardinalato de Dom Sérgio da Rocha, titular daquela Arquidiocese.

Em Campinas, distante mais de mil quilômetros da capital Federal, a nomeação também foi comemorada, considerando a ligação de Dom Sérgio com a cidade e, de modo muito especial, com a PUC-Campinas, onde atuou, de 1989 até 2.001, como Professor de Teologia Moral, do Curso de Teologia, que frequentara anteriormente, como aluno.

A nomeação, os cargos que ocupa na Arquidiocese de Brasília e na CNBB, assim como a atuação pregressa na região paulista de São Carlos, em Fortaleza no Pernambuco e em Teresina, no Piauí, atestam a capacidade e a dedicação deste religioso de 57 anos, cuja formação, além da PUC-Campinas, inclui, entre instituições de renome, o doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

Lembrado com carinho e muita simpatia pelos colegas professores e ex-alunos da Teologia da PUC-Campinas, Dom Sérgio mostrou, no período em que esteve ligado oficialmente à Universidade, disposição e determinação para levar a formação religiosa às fronteiras mais distantes, participando do projeto Missionários Sul I/Norte I da CNBB, em Porto Velho, Rondônia e São Luiz de Montes Belos, Goiás.

Apesar das funções e obrigações reclamando sua presença longe de Campinas, Dom Sérgio mantém vínculos com a Universidade, inclusive participando de eventos aqui realizados.

A nomeação de Dom Sérgio pelo Papa Francisco amplia o contingente de pessoas que passaram pela Universidade, como alunos ou professores, e se destacaram nos mais diferentes quadrantes da sociedade. No campo religioso, o volume é significativo, incluindo bispos que desempenham funções importantes nos quatro cantos do País, confirmando a PUC-Campinas como Instituição que forma e acolhe meritória comunidade acadêmica.

Compartilhe no Whatsapp