da assessoria de imprensa
A prefeitura de Campinas (SP) anunciou, na tarde desta segunda-feira (29), a implantação do sistema de atestados médicos digitais no Hospital Municipal Doutor Mário Gatti. A medida, segundo a Secretaria de Saúde, foi tomada para "garantir mais segurança e evitar fraudes" na emissão dos documentos.
O sistema é uma parceria entre uma empresa de tecnologia e a Associação Paulista de Medicina (APM). Os atestados serão emitidos através do e-CPF dos médicos - uma forma digital do Cadastro de Pessoa Física e que será a assinatura digital do profissional. Pelo menos 40% dos médicos que trabalham na unidade já estão inscritos no novo programa.
"O atestado médico digital é um documento inviolável que trará segurança a esse documento. Nós recebemos uma média de 10 a 15 atestados para serem validados por semana e até 30% destes atestados têm algum tipo de fraude", afirmou o presidente do hospital, Marcos Pimenta, em nota oficial.
A intenção do hospital é que somente os médicos tenham acesso ao sistema e os atestados possam ser enviados por e-mail para os pacientes. De acordo com a unidade médica, são feitos 40 mil atendimentos por mês no Mário Gátti.