da assessoria de imprensa
A Comissão Permanente de Meio Ambiente, presidida pelo vereador Luiz Carlos Rossini (PV), recebeu nesta quinta-feira (23/04) representantes do Fórum Lixo e Cidadania para discutir melhorias e aprimoramento no sistema de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos de Campinas.
O Fórum apresentou uma série de preocupações com o setor, principalmente em relação à futura PPP (Parceria Público Privada) que a prefeitura está elaborando para o novo contrato da gestão do lixo na cidade.
Geraldo Daniel Alves Bosso, secretário-geral da organização, prevê que a possível incineração do plástico e do papel em composto energético, com a eventual PPP, poderá acabar com as cooperativas de reciclagem.
Para solucionar as dúvidas do Fórum, Rossini afirmou que a Comissão irá chamar um debate público com integrantes da Secretaria de Serviços Públicos, órgão da prefeitura responsável ela formatação da PPP, para esclarecer a questão.
Rossini também solicitou ao Fórum que todos os questionamentos poderiam ser passados para a Comissão de Meio Ambiente apresentar um Requerimento solicitando informações oficiais da Prefeitura.
Maria Celeste Piva, do Fórum do Lixo e também representante do Fórum Economia Solidária, apresentou ainda dados que apontam queda no recolhimento da coleta seletiva em Campinas, e uma preocupação com o futuro dos coletores.
O vereador Jorge da Farmácia (PSDB), presente na reunião, sugeriu uma reunião da Comissão com as cooperativas e os coletores para tomar conhecimento das reais reivindicações da categoria.
Outra reclamação do Fórum diz respeito à Unidade Recicladora de Materiais (URM), no Jardim Satélite Íris. O Fórum lista problemas de gestão e sugeriu à Comissão uma visita a uma unidade similar na cidade de Jundiaí. O compromisso foi assumido pelo vereador Ailton da Farmácia (PSD), também presente na reunião, que se comprometeu a agilizar a ida dos parlamentares até aquela cidade.
“A questão do lixo é prioridade para este ano na Comissão de Meio Ambiente. Vamos debater e intensificar ainda mais as discussões sobre essa importante área na cidade”, finalizou Rossini.