da assessoria de imprensa
Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) vai participar de um convênio com o governo estadual e deve receber até R$ 80 mil para aprimorar a estrutura do conjunto. O projeto do estado prevê financiamento de R$ 1 milhão para 13 municípios com o objetivo de "suprir as necessidades dos corpos artísticos". De acordo com o diretor, Rodrigo Morte, o dinheiro será usado para compra de instrumentos que precisam ser incorporados com "urgência" à estrutura da banda.
Em entrevista ao G1, o diretor da orquestra afirmou que vai usar o dinheiro apenas para uma finalidade e, por isso, descartou a possibilidade da contratação de novos músicos ou investimento em programação. Segundo Morte, por conta do valor do montante enviado pelo estado, o corpo artístico decidiu priorizar a compra de um acervo instrumental, que atualmente é maior necessidade da banda.
"Falta muita coisa, se comparar com orquestras de grande porte. Nós vamos passar a vida toda querendo algumas coisas e não vamos conseguir. Por isso, temos alguns instrumentos que precisamos comprar com alguma urgência e temos de aproveitar esse dinheiro ao máximo, com uma ação só", afirmou o diretor.
Entre os novos equipamentos que serão comprados pela orquestra, estão instrumentos de percussão, como bumbo sinfônico, campanas e vibrafones. Apesar da aquisição dos aparelhos, não existe a previsão da contratação de novos profissionais. "Os instrumentos serão usados pelos músicos que nós já temos", disse Morte. Atualmente, o corpo artístico conta com 79 músicos.
Cada orquestra que vai participar do convênio com o estado precisa elaborar, até o dia 11 de maio, um plano de trabalho para especificar o que será feito com o dinheiro. No caso de Campinas, o documento está sendo preparado, segundo o diretor da orquestra, e vai detalhar todo o processo de burocracia e abertura de licitação para a compra dos instrumentos.
As outras cidades que vão receber o investimento da Secretaria Estadual de Cultura são: Barretos (SP), Guarulhos (SP), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Piracicaba (SP), Registro (SP), Ribeirão Preto (SP), Santo André (SP), Santos (SP), São Caetano do Sul (SP), São Carlos (SP) e Sorocaba (SP). No entanto, ainda não há um prazo para Campinas iniciar a compra dos equipamentos.
No dia 11 de maio, será realizado, na sede da pasta estadual, um seminário de qualificação com os maestros das orquestras municipais selecionadas.
A Orquestra Sinfônica de Campinas vai se apresentar, no próximo sábado (8) e domingo (9), às 20h, no Teatro Castro Mendes. O conjunto, regido pelo maestro Victor Hugo Toro, fará dois concertos dedicados à Mostra de Cinema Italiano.