Região de Campinas tem 19 mil vagas de emprego no 1º trimestre

6/4/2017 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa 

Número de vagas foram contabilizadas no portal de empregos que concentra oportunidades de cidades da RMC e algumas de outros estados.

primeiros três meses de 2017 foram ofertadas 19 mil vagas de emprego nas cidades da região de Campinas (SP), de acordo com o portal de oportunidades Emprega Campinas. O número representa uma recuperação na economia da região, com 26% mais oportunidades ofertadas do que no último trimestre de 2016, segundo o administrador do site. Entre outubro, novembro e dezembro foram 13 mil vagas, no total.

"O começo do ano é quando começa a ter o maior volume de anúncio de vagas. Todos os anos a gente faz um levantamento. O problema é que os últiomos dois anos foram bem turbulentos. Esse ano de 2017, realmente, a gente teve um começo de ano muito bom", ressalta Alex Lima, administrador do Emprega Campinas.

O resultado do primeiro trimestre representa um "respiro" e a expectativa de voltar a ter a oferta de vagas de antes da crise políticia e econômica que assolou o país. Lima afirma que os anos de 2014 e 2015 foram os melhores em oferta de emprego na região.

 

"Em 2016 houve uma queda por conta da situação que o país passou, houve uma retração em todos os setores. Em meses que a gente tinha dez mil vagas, tivemos seis mil. 40% abaixo. Aparentemehte, 2017 começa a ter uma recuperação. A expectativa é que no segundo trimestre do ano haja um aquecimento e os números voltem a ter o mesmo patamar de 2015 e 2014".

Em 2015, por exemplo, só em janeiro foram ofertadas 17.790 vagas. Em todo o primeiro trimestre foram 49 mil publicações de oportunidades.

As vagas são anunciadas por empregadores da região, que também usam os canais públicos, como os PATs (Posto de Atendimento ao Trabalhador) das prefeituras para divulgar as oportunidades e processos seletivos. As cidades quem mais ofertam são Campinas, Jaguariúna (SP), Paulínia (SP), Hortolândia (SP), Valinhos (SP), Indaiatuba (SP), Sumaré (SP), Santa Bárbara d'Oeste (SP) e Vinhedo (SP).

Há, ainda, anunciantes de outros estados que buscam o interesse de quem se dispõe a sair da região em busca de uma oportunidade.

 

Procura por setores

De acordo com o administrador do portal, 44% das vagas mais procuradas são para atividades que envolvem produção, 34% são para funções administrativas, 17% para trabalhos operacionais e serviços. O setor de vendas concentra somente 5% da procura no site especializado.

Apesar de oferecer vagas para toda a região, os moradores de Campinas são os mais interessados. Já os profissionais de Sumaré (SP), Americana (SP), Hortolândia (SP), Indaiatuba (SP), Valinhos (SP) e também da capital paulista representam 38% do público que busca emprego.

De janeiro a março, ao todo, 918 mil visitantes acessaram o portal para visualizar as vagas.

 

Vagas republicadas

Lima explica que, do total de 19 mil oportunidades, de 5% a 7% são vagas republicadas. É o que ocorre quando o empregador recebe um número insuficiente de currículos. Mas, o número não é expressivo diante do volume de novas vagas.

"Não é a regra, mas, quando os empregadores têm algumas dificuldades, eles anunciam a vaga novamente. Isso acaba acontecendo por conta da própria dinâmica do processo seletivo. [...] A gente tem muita mão de obra qualificada, o problema são as características de cada perfil de mão de obra. [...] [Muitas vezes] não adianta nada a pessoa ter o perfil mas não ter experiência", compelta Alex.

 

Compartilhe no Whatsapp